A Importância da Supervisão dentro das organizações, de diferentes setores, é percebida pela capacidade do supervisor de orientar os profissionais quanto a realização das sua tarefas dentro do que a empresa precisa. A Supervisão atualmente é vista como algo não autoritária, mas como uma forma de expressar ideias e discuti-las, analisa-las, etc.

A supervisão deve estar principalmente preocupada em supervisionar ou observar o desempenho dos trabalhadores sob seu controle. Ela desempenha um papel importante na gestão organizacional, está diretamente ligada aos trabalhadores e atua como um elo vital entre a gerência e os trabalhadores.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 20/10/2022

Definição de Supervisão

Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se está de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Envolve acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Supervisionar refere-se ao ato de acompanhar, dar orientação direta e imediata e controlar os subordinados no desempenho de suas tarefas. Assim, a atividade de Supervisão preocupa-se com a direção, orientação, controle e liderança /dos subordinados.

O papel do supervisor é ajudar seus supervisionados, orientá-los quanto ao uso de suas competências da melhor maneira, mas também estar aberto a ouvir suas ideias e a trocar conhecimento com eles, desse modo o grupo se desenvolve e cada integrante que faz parte dele cresce individualmente também, criando assim um espaço de trabalho saudável.

Quero saber mais sobre Supervisão

Qual a Importância da Supervisão?

A Importância da Supervisão está relacionada a necessidade de direção, orientação e controle da força de trabalho com vista a ver se eles estão trabalhando de acordo com o planejado e estão cumprindo o cronograma estabelecido. Além disso, se eles estão recebendo toda a ajuda possível para realizar o trabalho que lhes foi designado.

A importância da supervisão pode ser percebida conforme as seguintes atribuições:

  1. Emissor de Ordens e Instruções: Os trabalhadores necessitam de orientação da supervisão em todas as suas atividades. Ela esclarece suas dúvidas e lhes orienta sobre o método mais adequado de fazer um trabalho. Um colaborador pode ter melhor desempenho quando conhece o trabalho que deve fazer.
  2. Planejador e Organizador do Trabalho: A supervisão age como planejador e guia para seus supervisionados, ele elabora cronogramas de trabalho de forma a garantir um fluxo de atividades uniformes e constantes. Estabelece metas e determina os métodos e procedimentos para fazer o trabalho.
  3. Elo de Ligação entre os Trabalhadores e Gerência: A supervisão é um representante da gestão e uma figura muito importante do ponto de vista dos trabalhadores. Ela comunica as políticas da gerência aos trabalhadores (comunicação descendente) e também fornece feedback à gerência sobre o que está acontecendo no nível mais baixo (comunicação ascendente).
  4. Motivador de Subordinados: Um supervisor é um líder no degrau mais baixo da escala de gerenciamento. Ele serve como amigo, filósofo e guia dos trabalhadores. Ele inspira o trabalho em equipe e garante a máxima cooperação dos funcionários. É ele quem pode ajudar na obtenção da melhor utilização da mão de obra.
  5. Fornecedor de Feedback aos Trabalhadores: A supervisão compara o desempenho real dos trabalhadores com os padrões estabelecidos e identifica os pontos fracos dos trabalhadores e sugere medidas corretivas para superá-los. Desta forma, o trabalhador pode melhorar seu desempenho no futuro.
  6. Treinador: um bom supervisor dá alta prioridade ao treinamento dos funcionários. Envolve trabalhar com o funcionário para estabelecer metas, ações, planos e cronogramas adequados. O supervisor delega e também fornece orientação e suporte contínuos ao funcionário à medida que ele conclui seu plano de ação.
  7. Orientador: Normalmente, a supervisão entende a organização e a profissão dos funcionários melhor do que o próprio funcionário. Consequentemente, o supervisor está em uma posição única para dar conselhos contínuos ao funcionário sobre trabalho e carreira. O funcionário pode olhar para o supervisor como um modelo de direção e desenvolvimento. Um bom supervisor pode ser um complemento inestimável para a carreira de um funcionário.
  8. Advogado para a Organização: O supervisor é a primeira pessoa a informar os funcionários sobre as novas políticas e programas da administração. Não é incomum que o funcionário fique confuso ou frustrado com essas novas ações e precise de mais esclarecimentos e apoio do supervisor. No mundo em rápida mudança das organizações de hoje, pode ser um grande desafio apresentar novos programas aos funcionários sem que eles fiquem frustrados.
  9. Advogado para o Empregado: O supervisor é muitas vezes responsável por representar a solicitação dos funcionários à gerência, também por solicitar para os funcionários, quando merecido, recompensas. Por exemplo: se um funcionário merece uma promoção, o supervisor muitas vezes deve justificar o caso de promoção ao gerente. Se o funcionário tiver uma situação pessoal bastante singular que mereça atenção especial, o supervisor deve explicar essa situação a gerencia e indicar como ela pode ser tratada.
  10. Zelador da Qualidade, Produtividade e Economia – A supervisão contínua contribui para para manutenção da economia nos custos de produção, para manutenção do padrão de trabalho, e assegurado o melhor uso dos recursos disponíveis.
Importância da Supervisão

Importância da Supervisão – Resumo

A supervisão desempenha o papel de ligação entre a gerencia e a parte operacional da organização, dentre suas funções estão a de comunicar e explicar as políticas, planos, procedimentos e atividades aos seus supervisionados, assim como, o de ouvir queixas e sugestões.

A supervisão busca garantir que todas as instruções sejam comunicadas a todos os funcionários. A direção e a gerencia planejam as atividades, mas as instruções são emitidas apenas pela supervisão.

Sempre que os trabalhadores estão sob supervisão constante, a verificação passo a passo é mantida e, se estiverem se desviando do planejado, instruções imediatas são emitidas pelo supervisor. Por esse monitoramento constante, a função de supervisão garante um controle rigoroso sobre as atividades fundamentais para o bom funcionamento da organização. O supervisor desempenha um papel fundamental para manutenção da unidade dos membros da equipe que trabalha com ele, estimula a harmonia entre os trabalhadores resolvendo os conflitos.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras.

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais com seus colegas, lembre-se de que a interação e troca de aprendizados entre as pessoas é o que permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes, uma categoria profissional apenas se tornar forte quando a maioria dos seus integrantes adquirem um nível de conhecimento adequado e reconhecido pela sociedade.

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim, e se inscreve-se na nossa Newsletter cadastrando seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!


José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (20 de outubro de 2022). Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada:https://gestaodesegurancaprivada.com.br/importancia-da-supervisao-para-as-organizacoes/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Deide Costa!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

Sair da versão mobile