Gestão de Segurança Privada EAD ( a Distância): Como Funciona?

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o Curso de Gestão de Segurança Privada EAD, recebo várias perguntas sobre esse assunto como: O que é Gestão em Segurança Privada EAD? O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação? qual a carga horária,? como funciona? entre outras perguntas.

Com intuito de esclarecer essas dúvidas e outras que possam existir sobre Cursos de Gestão de Segurança Privada EAD, resolvi escrever esse artigo, ele aborda diversos assuntos relacionados ao tema.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 06/10/2020

O que é Gestão de Segurança Privada EAD?

Gestão de Segurança Privada EAD refere-se ao Curso de Nível Superior de Gestão de Segurança Privada realizado na modalidade “Educação a Distância”. Onde parte do curso é feita do forma remota, ou seja, por meio de aulas ministradas por plataformas digitais (Internet) e parte é realizada presencialmente na Universidade, Faculdade ou em Polos Educacionais.

O que é EAD?

EAD é a sigla para Educação a Distância, que é uma modalidade de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias que permite que professores e estudantes estejam em ambientes físicos diferentes enquanto ensinam e aprendem.

A forma de ensino EAD possibilita o acesso a educação em qualquer lugar onde haja um ponto de conexão com a rede de Internet. Por meio dela, é possível atender e qualificar profissionais nos locais mais variados, o que acaba por democratizar o ensino, dando oportunidades a todos de terem acesso a um meio de aprendizagem e melhoria cultural.

Segundo Moran (2002), é uma modalidade de ensino e aprendizagem em que professores e estudantes não estão necessariamente juntos fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias como a Internet, embora também possam ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o telefone e tecnologias semelhantes

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Moran (2002)

Educação Presencial, Semipresencial e Educação a Distância

  • Atualmente podemos dividir o sistema educacional brasileiro em: educação presencial;
  • semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a
  • distância); e
  • educação a distância (ou virtual).

Educação presencial refere-se aos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional.

Educação semipresencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias.

A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

Curso Gestão de Segurança Privada EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação?

Sim, desde que a Instituição de Ensino responsável pelo curso seja previamente autorizada pela MEC a oferecer o curso, e que cumpra as normas legais para funcionamento do curso, prevista na legislação.

A seguir alguns aspectos legais sobre o Ensino a Distancia (EAD).

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

§ 1º A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.

§ 2º A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.

§ 3º As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.

Art. 81. É permitida a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais, desde que obedecidas as disposições desta Lei.

DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 1º Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

Art. 2º A educação básica e a educação superior poderão ser ofertadas na modalidade a distância nos termos deste Decreto, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados.

Art. 3 A criação, a organização, a oferta e o desenvolvimento de cursos a distância observarão a legislação em vigor e as normas específicas expedidas pelo Ministério da Educação.

Art. 4º As atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Art. 5º O polo de educação a distância é a unidade descentralizada da instituição de educação superior, no País ou no exterior, para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância.

§ 1º Os polos de educação a distância manterão infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada aos projetos pedagógicos dos cursos ou de desenvolvimento da instituição de ensino.

§ 2 º São vedadas a oferta de cursos superiores presenciais em instalações de polo de educação a distância e a oferta de cursos de educação a distância em locais que não estejam previstos na legislação.

Art. 6º Compete ao Ministério da Educação, em articulação com os órgãos e as entidades a ele vinculados:

I – o credenciamento e o recredenciamento de instituições de ensino dos sistemas de ensino federal, estaduais e distrital para a oferta de educação superior na modalidade a distância; e

II – a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distância de instituições de ensino integrantes do sistema federal de ensino, respeitadas as prerrogativas de autonomia.

Art. 11. As instituições de ensino superior privadas deverão solicitar credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância ao Ministério da Educação.

§ 2º É permitido o credenciamento de instituição de ensino superior exclusivamente para oferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância.

Art. 15. Os cursos de pós graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância.

Curso de Gestão de Segurança Privada EAD pode ser 100% Online?

O Curso de Gestão de Segurança Privada EAD não pode ser 100% Online, de acordo com as normas legais que regulam essa modalidade de ensino as atividades como tutorias, avaliações, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, devem ser realizadas na sede da instituição de ensino ou nos polos de educação a distância.

Diferença entre Curso de Gestão de Segurança Privada EAD e Cursos Livres Online?

Os curso educacionais de Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Nível Superior, somente podem ser ministrados por instituições credenciadas e autorizadas pelo Ministério da Educação.

Já os Curso denominados Livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional. Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), têm base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02.

O motivo dos cursos livres não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação é que o ME só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas, e como os curso livres tem carga horário inferir essa quantidade, eles são dispensados da obrigação de terem autorização Ministério da Educação serem ministrados. O que não desqualifica qualidade dos cursos livres.

Dentro desse contexto, o que diferencia um do outro é que o Curso Superior de Gestão de Segurança Privada EAD precisa ter autorização do Ministério da Educação para funcionar, enquanto que os curso Livres estão dispensados dessa obrigação.

É importante ter em mente que somente instituições autorizadas pelo Ministério da Educação podem ministrar os Cursos Superiores de Gestão de Segurança Privada EAD.

Quais são os tipos Cursos de Gestão de Segurança Privada EAD?

A legislação que regulamenta a Educação no Brasil permite permitido o credenciamento de instituição de ensino superior exclusivamente para oferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância.

Na modalidade EAD, é possível fazer o curso de graduação Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada e os curso de pós graduação na Área da Segurança Privada.

Curso de Gestão de Segurança Privada EAD é inferior ao Presencial?

Ao meu ver, a qualidade do curso não está relacionada o ao fato de ser presencial ou EAD, e sim a seriedade e credibilidade da instituição, a qualidade e expertise dos professores e a dedicação do aluno.

Existem excelentes curso presenciais e péssimos curso presenciais, e o mesmo ocorre com a modalidade EAD.

A rejeição aos cursos EAD, por parte de alguns, está diretamente ligada a cultura embutida de que, curso bom tem que ser presencial, e aos receios ou falta de intimidade com as novas tecnologias de comunicação.

No Brasil, os cursos EADs ainda sofrem um certo preconceito, porém, em países desenvolvidos ele já é uma rotina e é oferecido por grandes e importantes universidades.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis de qualidade que o presencial regular ou até acima, depende das Instituição, dos professores e do aluno, a presença física ou não em sala de aula, não é o fator decide a qualidade.

O EAD é mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. Moran (2002)

Mudanças a vista no Processo Educacional

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação (computadores, smartphones, vídeo chamadas, videoconferência, redes de alta velocidade entre ouras) o conceito de presencialidade também se altera.

O conceito aula também está num processo de mudança. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, estão se tornado flexíveis e dinâmicos, exigindo cada vez mais a participação do alunos e a sua interação com a novas tecnologias.

O professor sempre terá seu espaço e importância, porém, deverá enriquecer suas aulas com as várias possibilidades que as tecnologias interativas nos proporcionam, tirando o aluno do conforto da sala de aula e expondo-o a essa grande rede de informação e aprendizado que as novas tecnologias nos permitem.

Devido as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais aumentam as possibilidades de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes, economizando em tempos de deslocamentos, que podem ser revertidos em tempos de aprendizagem por exemplo.

As crianças, pela suas necessidades de desenvolvimento e socialização, não podem prescindir do contato físico, da interação na escolas. Mas os cursos
médios e superiores, o virtual, provavelmente, superará o presencial.

No futuro, haverá uma grande reorganização das escolas. Edifícios menores. Menos salas de aula e mais salas ambiente, salas de pesquisa, de encontro, interconectadas. A casa e o escritório serão, também, lugares importantes de aprendizagem. Moran (2002)

Poderão existir cursos predominantemente presenciais e outros predominantemente EAD. Isso dependerá da área de conhecimento, das necessidades concretas do currículo ou para aproveitar melhor especialistas de outras instituições, que seria difícil contratar.

Para maior conhecimento sobre a profissão de gestor de segurança sugiro a leitura do livro a seguir:

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Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Para que um diploma de nível superior tenha validade, a instituição de ensino precisa ter o aval do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso.

Por que é importante saber se o curso é reconhecido pelo MEC?

Um diploma de nível superior só tem validade se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

O registro no Ministério da Educação é a certeza de que sua graduação terá valor oficial em todo o Brasil e será bem aceito no mercado de trabalho. Por isso é tão importante saber se o curso de graduação ou pós-graduação que você pretende fazer é reconhecido.

Como saber se um curso é reconhecido pelo Ministério da Educação?

A fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita. Veja como fazer:

  • Acesse o site e-MEC.
  • Clique na aba “Consulta Avançada”. Você vai estar em uma página de busca, com campos para preencher e filtrar sua pesquisa.
  • Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  • No campo logo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
  • Coloque o estado e o município, se quiser. Os campos seguintes são opcionais.
  • Em “Situação”, selecione a opção “Ativa”.
  • Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

Como o Mercado de Trabalho Curso de Gestão de Segurança Privada EAD

O diploma da graduação a distância não consta nenhuma informação a respeito da modalidade do curso concluído. Isso significa que não existe intenção de diferenciar um curso do outro, e que perante aos critérios legais existentes eles são iguais e tem a mesma validade.

Ambos os Certificados (curso presencial ou EAD) possuem valor idêntico, tanto como prova de títulos para concurso público, quanto para comprovar escolaridade.

Por isso, ao ingressar no mercado de trabalho, após terminar a graduação superior cursada a distância, o risco de ter menor reconhecimento é muito pequeno. O que vai ser avaliado, nesse caso, será o conhecimento adquirido durante os anos de estudo, a capacidade do profissional por em prática o que estudou.

Suas habilidades e as competências profissionais desenvolvidas, é o que importam no momento da seleção de uma vaga de emprego, as questões de comprovação de escolaridade (certificados de cursos) normalmente fazem parte da segunda fase, processo de contratação. Se você conseguiu causar uma boa impressão na primeira fase, demonstrou possuir conhecimento e competência para o cargo, pouco importa se o curso que fez foi presencial ou EAD.

Então, independentemente de você escolher o curso presencial ou a distância (EAD), o que faz a diferença mesmo, é a sua dedicação e esforço em aprender o máximo possível no curso, quer seja numa sala de aula, em casa, numa lousa, computador, tablete ou smartphone, as organizações atualmente estão procurando mais conhecimento e competência do que diplomas (certificados).

“Infelizmente, atualmente, nem sempre Diplomas (Certificados ) é sinônimo de conhecimento ou competência profissional.”

Talentos necessários para se fazer curso EAD

Fazer um curso a distância não é tão simples como muita gente acha, ele demanda articular diferentes talentos, que são muito bem-vistos pelos recrutadores das empresas. Dentre eles, podemos citar:

a- Autodesenvolvimento

Autodesenvolvimento é o ato de assumir a responsabilidade pelo próprio processo evolutivo, de buscar por contra própria adquirir conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Quem procura se autodesenvolver tem como resultado o crescimento emocional, mental, social, espiritual e físico, além do ganho de competências e habilidades para o trabalho.

b- Organização

Como quem determina o ritmo dos estudos no EAD é o aluno, ele é obrigado a se organizar e estabelecer um rotina de estudos programada, caso contrário não conseguirá obter resultados satisfatórios.

Essa prática cotidiana, essencial para quem pretende progredir nos estudos e se diplomar, tende a se transformar em um saudável hábito, muito procurado pelas organizações.

c- Disciplina

Quem faz um curso superior a distância precisa desenvolver disciplina, para seguir o plano de aula estabelecido, caso contrário vai ter baixo desempenho acadêmico. Afinal, não dá para evoluir nos estudos sem acessar regularmente os conteúdos e realizar o exercícios propostos.

A disciplina além de levar o aluno a concluir a graduação, é um valioso ganho para a sua carreira, e para a organização que venha a contratá-lo.

d- Proatividade

Estudar remotamente implica fortalecer a capacidade de tomar iniciativas, combater a procrastinação e buscar interações com professores e colegas.

O aluno é obrigado a assumir a responsabilidade pelas suas ações e objetivos. Essas atitudes são fundamentais para estar sempre em dia com as matérias, pois afinal, não tem ninguém fiscalizando suas atividades, o seu desempenho depende de si mesmo.

Num mundo empresarial, onde cada vez mais se reduzem os cargos de chefias e busca se dar mais responsabilidades para os empregados se autofiscalizar, essa qualidade com certeza é um diferencial muito importante.

Certificado do Gestão de Segurança Privada EAD é igual ao presencial.

Sim, não há nenhuma diferença entre ambos os Certificados de Conclusão do Curso, os dois possuem valor idêntico, tanto como prova de títulos, para concurso público, quanto para comprovar escolaridade.

Onde posso fazer o Curso de Gestão de Segurança Privada EAD?

No Brasil Existem diversas Universidades, Faculdades e Institutos que oferecem o Curso de Gestão de segurança Privada EAD, tanto de graduação como de pós-graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação, não vou citar nomes aqui por não ter autorização para faze-lo.

Para localizar um curso de Gestão de Segurança Privada EAD, próximo a sua residência, basta fazer uma busca no Google, e depois se achar necessário, entrar em contato com as Instituições encontradas disponibilizam Polo EAD próximo a sua localização.

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Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido útil pra você!

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (06 de outubro de 2020). Gestão de Segurança Privada EAD ( a Distância): Como Funciona?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gestao-de-seguranca-privada-ead-a-distancia/– Acessado em (inserir data do acesso).

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Segurança Privada: O que é? Conceitos, Atribuições, Tipos

Gestão: O que é, O Que faz, Conceitos e os 3 Tipos de Gestão

Gestão de Segurança Privada: O que é? O que faz? Como Funciona

Curso de Gestão de Segurança Privada [Presencial e a Distância]

Gestor de Segurança Privada. O que é? O que faz? Função, Salário.

Cursos Na Área Da Segurança Privada: Quais são?

Referencias Bibliográficas

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 – Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

MORAN, José Manuel. “O que é educação a distância. 2002.” Disponível em: –http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/10/dist.pdf.

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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