Estratégia Organizacional: Conceito. O que é? DefiniçãoO que é estratégia organizacional?

Estratégia organizacional é a arte de planejar e colocar o plano em ação, com o objetivo de alcançar algo desejado pela organização levando em consideração os fatores internos (forças e fraquezas)  e os externos (ameaças e oportunidades).

A estratégia organizacional é uma forma de direcionar a organização ao aproveitamento dos recursos disponíveis, e a orientar um caminho a seguir, perante aos diferentes desafios e objetivos.

[ads1]

Para alcançar uma situação de sucesso, as organizações precisam ser capazes de criar um modelo de ação que as diferencie e permita superar os concorrentes.

Portanto, é necessário que elas estabeleçam uma estratégia organizacional adequada que se fundamente em dois fatores:

  • objetivos coerentes;
  • compreensão do meio que atuam.

Origem militar da estratégia

O termo estratégia surgiu no ambiente militar para designar as ações implementadas para se ganhar a guerra contra o inimigo.

Há 2 500 anos, Sun Tzu , um general chinês, escreveu um livro denominado “A Arte da Guerra”.

Onde nos ensina  que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.

A obra transmite, em sua essência, que o conhecimento do ambiente  de atuação, através de pesquisa, da análise dos pontos fortes e fracos da organização e do conhecimento das ameaças que poderão ser enfrentadas são os pressupostos da estratégia.

A palavra “estratégia” originalmente significava (em sua derivação do grego strategos), que pode ser traduzida como: general no comando das tropas.

Seu uso já era conhecido 500 anos a.C., e com as mudanças advindas com o tempo, a palavra passou a ser usada também no ambiente organizacional, como uma habilidade gerencial.

O termo estratégia, com a sua origem no militarismo, tornou-se muito comum nas diversas áreas empresariais.

Estratégia competitiva

O termo “estratégia competitiva” se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Enquanto a estratégia se preocupa em “o que fazer”, o planejamento estratégico se preocupa em “como fazer”.

Ao tratar de estratégia competitiva, Porter (1989) a define como a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria.

A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência empresarial.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico definem os objetivos e as estratégias da organização.

Incluem, além dos objetivos de toda a organização, a sua relação pretendida com o ambiente.

São os planos estratégicos que determinam os produtos e serviços que a organização pretende oferecer e sua área de atuação.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser seguido pela organização.

Enquanto a estratégia se preocupa em “o que fazer”, o planejamento estratégico se preocupa em “como fazer”.

Conclusão

É preciso saber o que está acontecendo no ambiente de atuação e ser capaz de utilizá-lo a seu favor.

Estratégia organizacional é a arte de explorar condições favoráveis, a fim de alcançar objetivos específicos.

Uma estratégia organizacional estabelece uma mesma direção para a organização em termos de seus diversos objetivos.

Orienta o aproveitamento dos recursos usados para a organização seguir em direção a esses objetivos.

A estratégia  serve para você se antecipar aos problemas e ainda preparar o seu negócio para uma vida mais longa e saudável.

Fazendo uma analogia da “estratégia de guerra” com a “estratégia empresarial”, podemos concluir que existe, hoje, uma “guerra empresarial”, na qual a organização precisa definir a sua tática baseada no autoconhecimento e no estudo e análise permanentes dos ambientes que atua.

“Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” (Arte da Guerra – SUN TZU).

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

 

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Erick Oliveira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Parabéns pelo artigo, brilhante forma de conceituar estratégia e planejamento estratégico.

Sair da versão mobile