A educação continuada é um processo permanente e constante da formação profissional, que vem acompanhado de uma formação básica, a qual tem como principal objetivo atualizar e melhorar as capacidades das pessoas ou das equipes de trabalho, frente às mudanças técnicas e científicas perante as necessidades do ambiente de trabalho.
Educação é o ato de educar e de instruir, no sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor integrá-lo a sociedade ou no seu ambiente de trabalho.
A educação continuada representa o conceito de que “nunca é tarde demais para se aprender” e que o aprendizado é algo contínuo e dinâmico ao longo da vida. Leia o artigo até o final e saiba mais sobre o assunto.
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 08/02/2022
O que é Educação Continuada?
A educação continuada é um processo permanente e constante de aprendizado profissional, o qual tem como principal objetivo atualizar e melhorar as competências do indivíduo frente sua atividade profissional. Visa atualizar e capacitar o profissional tendo em vista as constantes mudanças sociais, conceituais, cientificas e tecnológicas da sociedade moderna.
Mariotti (1995) refere-se à educação continuada como uma abordagem ampla dentro de uma organização, em que treinamento e prática se enquadram como uma proposta e um componente que faz parte de uma empresa e que passa a ser visto como um sistema integrado com os demais ambientes dentro da instituição. Com isso, o conhecimento e a prática que são as principais áreas monitoradas deverão passar por constantes especificações e acompanhamentos em prol de um desenvolvimento com qualidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a Educação Continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento (formação) inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho.
A educação continuada também é definida como algo que englobaria as atividades de ensino e aprendizado após o curso de graduação ou profissionalizante com finalidades mais restritas de atualização, capacitação, aperfeiçoamento e especialização, visando aquisição de novas informações, conhecimentos e habilidades.
Kurcgant et al (1994), define a educação continuada como sendo um conjunto de práticas educacionais planejadas com sentidos e formas de promover as oportunidades de desenvolvimento da equipe, tendo como objetivo a atuação mais efetiva e mais eficaz das equipes dentro das instituições.
Origem da Educação Continuada
Apesar de historicamente estar permeando os programas voltados para a área da saúde, a Educação Permanente só recentemente alçou o ‘status’ de política educacional. Esta nova perspectiva vem gerando um movimento inovador de construção de conhecimento visando apoiar sua implementação e consolidação.
O processo da educação continuada não é algo recente, surgiu no final do século passado, por necessidade do próprio desenvolvimento da sociedade e da classe trabalhadora. Não surgiu por acaso, nem por obra voluntária, mas como uma resposta aos problemas e desafios inerentes aos avanços tecnológicos e científicos.
No Brasil projetos de Educação Continuada passaram a ser discutidos com maior ênfase nas décadas de 70 e 80, referindo-se a programas de complementação educacional de profissionais (médicos e enfermeiros principalmente), esta discussão também estava vinculada a uma proposta de extensão difundida no Brasil pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). (NUNES, 1993, p. 46).
A educação continuada consiste em um programa de desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo de aprendizado, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar os serviços prestados aos usuários. Para Grácio (1995), a educação é um processo contínuo e continuado que só a morte pode interromper; caracteriza-se por ser um processo de incessante busca e renovação do saber fazer.
Objetivos da Educação Continuada
Dentre os objetivos da educação continuada estão:
- Atualizar o indivíduo no seu campo de atuação profissional;
- Aprofundar habilidades e conhecimentos técnicos;
- Diferenciar o profissional no mercado de trabalho; e
- Visualizar novas oportunidades de atuação profissional.
Educação continuada é sinônimo de boas práticas educativas contínuas, destinadas ao desenvolvimento de potencialidades para uma mudança de atitudes e comportamentos nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora do ser humano, na perspectiva de transformação de sua prática (IBID).
A educação continuada é uma prática na qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamental para o aperfeiçoamento das competencias e habilidades bem como, maior visão da realidade em que estão inseridos, visando uma construção de conhecimentos.
Importância da Educação Continuada
A educação continuada é componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento profissional dos recursos humanos das instituições. Oguisso (2000) afirma que, sendo o capital humano o elemento mais importante no funcionamento de qualquer empresa, grande ou pequena, pública ou privada, ele deve ser objeto de análises permanentes e de adequação de funções para melhorar a eficiência do trabalho, a competência profissional e o nível de satisfação do pessoal.
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 1978 apud Oguisso, 2000), educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais.
Nesse contexto, a educação continuada pode configurar-se como um campo de captação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho. É um processo permanente que busca alternativas e soluções para os problemas reais e rotineiros vivenciados pelas pessoas e grupos em suas realidades e ambiente de trabalho.
Ao assumir sua profissão, o trabalhador precisa integrar “seu jeito de ser”, adaptando suas características pessoais à cultura organizacional. Para isso, o profissional deve estar engajado e querer crescer, pois o aprendizado se dá pela conscientização (Salum; Prado 2000).
Benefícios da Educação Continuada
A educação continuada propicia possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências e qualificações das pessoas. A melhoria das condições de trabalho, a interação da equipe com a instituição, o aperfeiçoamento, atualização e aprimoramento, refletem diretamente no bom desempenho dos funcionários. Isso propicia condições de apoio, agilizando o atendimento, aumentando a produção e melhorando a qualidade da prestação de serviços, aumentando com isso a confiança da equipe de trabalho.
Os benefícios que a educação continuada traz são inúmeros, segundo Padilha (1991):
- Para o cliente: melhora a qualidade dos produtos e serviços; aumenta a confiança no trabalho da equipe; gera maior satisfação do cliente.
- Para o funcionário, facilita o ajustamento do novo funcionário; propicia novos conhecimentos; melhora o desenvolvimento técnico; influencia na mudança de comportamento; proporciona maior segurança e valorização; reduz os acidentes de trabalho entre tantos outros benefícios;
- A organização também se beneficia com este processo de qualificação, melhorando a qualidade de seus produtos/prestação de serviços, melhorando sua credibilidade e performance junto a seus clientes.
Como se dá a Educação Continuada?
Educação continuada é um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. A educação continuada pode ter diferentes formatos, seja através pós-graduações, cursos de especializações, cursos livres, workshops, seminários, entre outros.
O princípio da educação continuada é o de que o profissional deve estar continuamente procurando desenvolver e aperfeiçoar se conhecimento e habilidades, seja através de cursos, convívio com profissionais mais experientes, interações e debates, leitura de bons livros e artigos especializados, entre outros.
Sugestão de leitura:
Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog
Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:
- Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
- Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
- Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP
Leia também…
Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Desenvolvimento Profissional: O que é, Conceitos, Definições, Importância
Capacitação Profissional: O que é, Importância e Benefícios
Qualidades Profissionais que as Empresa Procuram e Valorizam
Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional
Dados para Citação Artigo
MARCONDES, José Sérgio (08 de fevereiro de 2022). Educação Continuada: O que é, Objetivos e Importância. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/educacao-continuada-o-que-e-objetivos-e-importancia/– Acessado em (inserir data do acesso).
Referencias Bibliográficas
MARIOTTI, Humberto. Organizações de aprendizagem: educação continuada e a empresa do futuro. São Paulo: Atlas, 1995.
KURCGANT, P. et al. O significado da administração aplicada à enfermagem segundo a opinião de graduandas. Parte I. Rev..Esc.Enf.USP, v.28, n.1, p.15-26, 1994.
NUNES, T.C.M. Educação continuada; uma proposta para a área de epidemiologia do SUS. Informe epidemiológico do SUS. Brasília: CENEP/MS, mar./abr. 1993.
GRÁCIO, R. (1995): Obra completa, vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Oguisso T. A educação continuada como fator de mudanças: visão mundial. Nursing [Edição Brasileira] 2000.
Salum NC. A educação permanente e suas contribuições na constituição do profissional e nas transformações do cuidado de enfermagem. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2007.
PADILHA, M. I. C. S. P. Análise critica das causas de integraçãoe/ou desintegração docente-assistencial na Enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.12, n.1, p. 33-37, jan. 1991 .
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
0 Comentários