A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes do indivíduo envolvido, o Chefe normalmente, tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições, já o Líder, procura obter o melhor de cada um, motivando-os, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-los a superá-las.
Embora chefe e líder sejam muitas vezes tratados como sinônimos, a liderança não pode ser confundida com chefia, porque carregam significados bastante distintos, daí a importância de esclarecer a diferença entre Chefe e Líder.
O que é o Chefe?
Chefe é aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, o chefe tem o direito formal e legal do papel de proeminente (destaque) na condução do seu grupo.
O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.
Em resumo, chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.
É aquele que tem a tarefa de fazer funcionar o pessoal, ou de tomar deliberações e incorporá-los em ordens e instruções gerais específicas.
Chefiar é assumir a responsabilidade pelo resultado final da atividade de várias pessoas que operam em conjunto.
Quais as características de um chefe?
A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do chefe em relação ao líder:
Um chefe normalmente tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições., muitas das veze, é conhecido por ser centralizador e pensar apenas nos resultados e lucros da organização.
Boa parte dos chefes são temidos e não respeitados. Seus subordinados, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas ou problemas.
O chefe enxerga seus colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz.
O chefe não pratica a Motivação ou Incentivo, acha que a realização do trabalho excelente é obrigação do subordinado e, quando isso não acontece, deve ser praticado algum medida de cunho punitivo.
Normalmente, o chefe culpa sua equipe de trabalho quando algo dá errado, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.
O que é o Líder?
A palavra líder veio do antigo germânico lad, “caminho”. Um ladan, ou “líder”, era “aquele que mostrava o caminho”.
Era o guia, que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade, durante a caminhada, era “cuidar de todos e de cada um”.
Liderança é o processo pelo qual se motiva e ajuda a trabalhar os outros, com entusiasmo para atingir seus objetivos.
Quais as características de um líder?
A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do líder em relação ao chefe:
É conhecido por defender, valorizar e incentivar o Trabalho em Equipe.
O líder busca, não só resultados, mas também, o respeito da equipe, e a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançar os objetivos estabelecidos. Não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.
O líder não tem subordinados e sim colaboradores e parceiros, uma equipe de trabalho. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a ajudar e compartilhar idéias e informações.
O líder procura obter o melhor de cada um, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-lo a superá-las.
O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos fracassos e erros, e divide a glória pelos acertos e vitórias.
Diferenças entre Chefe e Líder?
Conforme é possível observar nas descrições acima, a diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes de ambos no exercício de suas funções.
Quando abordamos a figura do chefe, como sendo aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, devemos entender sobre a “autoridade” daquele que é o portador do direito de exercer um papel proeminente (de destaque) na condução da sua equipe.
Contudo, se o exercício da função de chefe, coloca um um indivíduo em posição de destaque, tal honra deve ser acompanhada pelo ônus da responsabilidade, o que exige da autoridade um nível de compreensão quanto aos seus direitos e deveres.
O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.
CHEFE: Tem a visão de que: | LÍDER: Tem a visão de que: |
Administra recursos humanos | Lidera pessoas |
Tem todo o poder | Tem competências |
Conflitos são aborrecimentos | Conflitos são lições |
Crises são riscos | Crises são oportunidades |
Pessoas trabalham por dinheiro | Pessoas também trabalham por dinheiro |
Tem subordinados | Tem parceiros |
Manda | Orienta |
Amedronta | Entusiasma |
Diz: Vá! | Diz: Vamos! |
Baseia-se no poder | Baseia-se na cooperação |
Procura culpado | Assume responsabilidade |
Faz mistério | Comunica |
Finaliza | Acompanha |
Promete e não cumpre | Nunca promete o que não pode cumprir |
Relação de poder e autoridade
Diferença entre Chefe e Líder é evidenciada também pela relação de poder e autoridade que cada um exerce.
Poder e Autoridade segundo Max Weber:
PODER: “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.
AUTORIDADE: “É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.
Em resumo:
Chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.
Enquanto, que liderar, é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pela equipe, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objetivos comuns a todos os participantes da equipe”
Conclusão
Como vimos, a palavra liderança não é o sinônimo da palavra chefia.
Ao falarmos de chefe é comum lembrarmos-nos de um cargo de autoridade com responsabilidades técnicas que dita regras de conduta e controla tudo e todos.
Ao contrário disso, o líder, que não necessariamente precisa estar níveis acima dos seus colaboradores, é aquele que delega responsabilidade, orienta, motiva, corrige e estimular a equipe.
Para que um chefe tenha sucesso é necessário que ele pratique a liderança no exercício das suas atribuições, principalmente quando ela envolver outras pessoas.
Todas as competências necessárias para o bom desempenho da liderança não precisam ser necessariamente “de berço”, elas podem ser adquiridas e aprimoradas.
Para aprimorar as técnicas de um líder é essencial que ele entenda a necessidade desse aprimoramento e que ele esteja disposto a buscar outras forma de exercer sua função por meio de: leituras de qualidade, palestras e cursos específicos.
➡ Deixe seu comentário logo abaixo, de sua opinião e contribua com o artigo.
➡ Se gostou, curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.
As atitudes acima (comentar, curtir e compartilhar) nos ajudam a manter o Blog e a continuar as publicações de artigos de forma gratuita para todos.
Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
Referencia Bibliográfica
CHIAVENATO, Idelberto , Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, SP, MAKRON BOOKS.1993.
FARIA, Albino Nogueira de, Chefia e Liderança . RJ, LTC, 1982.
HUNTER, James. O monge e o Executivo, 3ª ed., SP, Sextante, 2004
PRINCÍPIOS DE CHEFIA, Manual de campanha básico do Ministério do Exército. RJ, 1ª edição, 1953.
BACELLOS, Drª Fernanda, A Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. – Ediouro 1984
Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!
Sobre o Autor
6 Comentários
Olá Pedro Vawana!
Obrigado pelo seu comentário.
Fico muito feliz em saber que você gostou do meu artigo.
Forte aberaço e sucesso.
Isso é uma lição não para ler mas sim para práticar! Adorei
Olá Samuel!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Gostei da Informação.
Olá Anderson de Almeida!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
otimo Artigo vou compartilhar com meu subordinados