Diferença entre Planejamento da Segurança e Projeto de Segurança

Você saberia me dizer qual a diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança? Neste artigo pretendo conceituar os dois temos, a fim de identificar suas respectivas particularidades de modo que se perceba suas diferenças  de conceituação e aplicabilidade no que se refere a segurança privada.

Alguns profissionais de segurança privada muitas das vezes utilizam os termos projeto de segurança e planejamento de segurança como sinônimo, apesar de estarem diretamente relacionados um ao outro, necessariamente não são exatamente a mesma coisa, cada um tem seu significado e aplicação.

Qual a Diferença entre Planejamento da Segurança e Projeto de segurança?

O planejamento é um processo oriundo da função da administração de planejar, que significa: especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

O ato de planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais, tecnológicos, administrativos e humanos disponíveis, visando à concretização de objetivos estabelecidos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações de riscos.

Planejamento da Segurança – Atividade administrativa com objetivo de formalizar e documentar a estruturação e funcionamento administrativo e operacional da segurança de uma organização, através da análise dos cenários internos e externos, da identificação dos bens a serem protegidos e riscos existentes, e da implantação de medidas controle e rotinas de trabalho a fim de garantir a segurança da organização e de seus bens.

O Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

Conforme Maximiano (2002, p.26),Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), um projeto é: Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade identificada. Elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações planejadas e executadas de acordo com requisitos e tempo definidos.

Projeto de Segurança: atividade ou serviço a ser executado dentro de um período de tempo predefinido, de acordo com requisitos preestabelecidos e com objetivo de atender a uma necessidade de segurança identifica.

Hierarquicamente, o que vem primeiro é o planejamento da segurança, que consiste resumidamente no processo de identificação dos riscos e elaboração das medias de controle. O projeto de segurança, é utilizado na etapa de implantação das medidas de segurança indicadas no processo de planejamento da segurança.

Por exemplo, no planejamento da segurança patrimonial de uma organização, ficou estabelecido a necessidade de instalação de  um Sistema Eletrônico de Controle de Acesso na organização, após a identificação dessa necessidade, se elabora um projeto de segurança para instalação do referido controle de acesso na organização, seguindo os requisitos definidos no planejamento.

Na elaboração do projeto de segurança, será evidenciado as etapas necessárias para implantação do controle de acesso e os custos decorrentes desse processo, assim como detalhamento técnico e estabelecimento de responsabilidade e prazos para implantação.

A diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança, pode ser evidenciada no seguinte termo: O planejamento da segurança identifica a necessidade da implantação de um determinado recurso de segurança e como ele será utilizado, e o projeto de segurança específica as etapas de implantação, as característica técnicas,os custos e prazos de implantação.

O Projeto de Segurança, quando bem elaborado, poderá ser uma excelente ferramenta a ser utilizado pelo gestor da segurança para propor e  justificar necessidades e viabilidades de melhorias e investimento na segurança da organização.

Um Projeto de segurança  é uma atividade que se caracteriza por ser evento temporário (ter data para começar e terminar)  e ter um objetivo único e bem definido. Um  projeto não se confunde com tarefas rotineiras e normais da organização.

Se você deseja alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente, o melhor recurso é utilizar o planejamento. Assim você obtém mais clareza e visão para a tomada de decisão. Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo são muito mais efetivas.

Com o planejamento o gestor de um projeto poderá controlar melhore as situações e imprevistos que surgirem, terá uma visão geral do que deve ser feito, vai saber utilizar melhor os recursos que tem e que são limitados e, por fim, será um gestor proativo, isto é, ter em mente o que poderá acontecer e tomar medidas preventivas.

Quanto melhor for sua capacidade de planejar mais sucesso você terá em sua vida pessoal e profissional. Para que aprimore sua capacidade de planejar sugiro a leitura do Livro Planejamento Organizacional.

Conclusão

Em termo de importância, tanto o planejamento como o projeto de segurança tem sua relevância. Cada um dentro da sua aplicabilidade contribui de forma significativamente para a melhoria contínua do processo de gestão da segurança.

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre a diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança e que isso contribua para o melhor entendimento das ferramentas disponíveis para o exercício da gestão da segurança privada.

Na Categoria Gestão de Segurança Privada você encontrará vários artigos relacionados a este tema que lhe serão muito úteis.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a colaboração dos leitores e leitoras, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Visualize mais um artigo, essa pratica reduz nossa taxa de rejeição e melhora nosso posicionamento no Google.
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre as publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

Sérgio Marcondes

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá André Anjos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na carreira.

  2. Colega Marcondes,

    Seus artigos são muito assertivos e importantes para o segmento.

  3. Olá Glaudston!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  4. Planejamento= PDCA
    Projeto= SEGURANÇA FÍSICA, SEGURANÇA ELETRÔNICA, PROCEDIMENTO DE ROTINA, PROCEDIMENTO CONTIGÊNCIAL E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS.

  5. Olá Evandro!
    Obrigado pelas suas palavras, fico muito feliz em poder contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.
    Um forte abraço e sucesso na sua carreira profissional!

  6. Bela postagem meus sinceros parabéns com certeza sanou minha dúvida e de muitos outros que atuam na área da segurança privada e só temos que te agradecer por nos passar esse conhecimento para agregar e somar as nossas atividades diárias.Um abraço e mais uma vez meu muito obrigado.

  7. Olá colega Albary!
    Obrigado pela sua contribuição! Com certeza ela além de elucidar irá facilitar o entendimento do artigo em questão.
    Forte abraço!

  8. De um aforma mais simplista uma etapa precede a outra, mas ambas de suma importância. O planejamento vai avaliar as necessidades de implantação de medidas preventivas ou corretivas, dentro de cada especificidade. O projeto vai detalhar de que forma isso será feito, determinando prazos, valores e materiais a serem aplicados, justificando a sua implantação baseando-se principalmente no risco de um determinado evento ocorrer e a sua importância na continuidade dos negócios.

Sair da versão mobile