O Departamento de Segurança de uma organização é uma repartição interna responsável por cumprir a missão de proteção dos ativos organizacionais. É constituído por profissionais especializados em segurança, sendo responsável pelos processos de gestão e operações da segurança da organização.

Entre as principais atribuições do DS estão: avaliar o ambiente interno e externo de atuação da organização com objetivo de identificar e avaliar riscos de segurança e propor medidas de tratamento.

É um setor vital para qualquer organização, já que visa a proteção das pessoas e dos ativos tangíveis e intangíveis da instituição, prevenindo riscos por meio de segurança preventiva e contramedidas de segurança.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 10/05/2022

O que é um Departamento?

O termo departamento deriva do francês departement. Em sentido lato, a palavra refere-se a cada uma das partes em que se divide um território, um edifício, uma empresa, uma instituição ou uma entidade. Nas empresas, geralmente, o termo departamento é utilizado para descrever uma divisão, gerencia ou setor da organização.

A divisão de uma empresa em departamentos específicos é fundamental para assegurar a organização e o sucesso do empreendimento, já que são esses departamentos que garantem a delimitação de tarefas, controle de atividades e outras funções importantes dentro de uma empresa.

Os departamentos de uma empresa podem variar de acordo com o tamanho e atividade exercida por ela, mas há alguns setores que são indispensáveis para a boa gestão de qualquer empreendimento de pequeno, médio ou grande porte

Os departamentos empresariais se caracterizam pela especialização da sua mão de obra e pelos objetivos específicos. Eles são frutos do processo de departamentalização da empresa.

Departamentalização

As organizações são compostas por pessoas, processos, operações e outros recursos materiais, e não materiais que buscam convergir ações em resultados, que apenas se tronam possível se todos esses elementos estiverem direcionadas e agrupadas de acordo com critérios específicos para obtenção dos resultados pretendidos.

Em muitas empresas, em razão dos seus respectivos tamanhos, ou formas de distribuição de tarefas, opta-se pela divisão de funções e competências sob a forma de departamentos, o que origina a técnica da departamentalização que vem significar a separação de atividades de trabalho dentro da empresa, visando facilitar a organização e divisão do trabalho, bem como o controle e direcionamento dos resultados empresariais.

Segundo nos ensina o autor Oliveira (2002, p. 120), departamentalização “é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.

A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.

O que é um Departamento de Segurança?

O Departamento de Segurança é uma repartição da organização, constituída por profissionais especializados em segurança, responsável pelos processos de gestão e operações de segurança da organização. Entre suas principais atribuições estão: avaliar o ambiente interno e externo de atuação da organização com objetivo de identificar e avaliar riscos de segurança e propor medidas de tratamento.

O Departamento de Segurança é um setor vital para qualquer organização, já que visa a proteção das pessoas e dos ativos tangíveis e intangíveis da instituição, prevenindo riscos por meio de segurança preventiva e contramedidas de segurança.

O DS de uma organização é o responsável pelos processos de gestão da segurança, assim como, pelas operações de segurança necessárias para garantia de segurança da organização e de seus ativos. Como qualquer outro departamento dentro de uma organização, o DS é uma pequena estrutura com funções e responsabilidades específicas.

Imagem de um organograma Departamento de Segurança

Objetivos do Departamento de Segurança

Os objetivos do Departamento de Segurança visam contribuir para a consecução dos objetivos da empresa, e são estabelecidos na Política de Segurança da organização. Eles buscam possibilitar que a organização possa cumprir sua missão com total tranquilidade.

Os objetivos do DS devem ser estabelecidos conforme as necessidades de segurança da organização e devem estar alinhados ao planejamento estratégico da organização e de acordo com os requisitos legais pertinentes e vigentes.

Qual a Função do Departamento de Segurança

A principal função de um departamento de segurança é prestar os serviços de proteção a organização, a seus ativos, as suas operações e a outros elementos de interesse da instituição. Ele visa procriar um ambiente adequado e seguro para organização cumprir com sua missão e atingir seus objetivos.

O papel mais notável do Departamento de Segurança em qualquer organização é o de protetor ou guardião, protegendo a propriedade, as instalações, os produtos ou mercadorias da empresa, seus ativos, equipamentos, reputação e principalmente, seus colaborares.

Esse papel de protetor do DS constitui um serviço prestado à organização por meio de mão de obra especializada e de processos e operações planejadas e executadas de forma coordenada e integrada, através de um sistema integrado de gestão de segurança.

O valor desse serviço de proteção é melhor medido pelo que não acontece do que pelo que acontece. Uma vez que o Departamento de segurança não tem a função de produzir algo concreto, mas sim, de impedir a ocorrência de eventos prejudiciais a organização e seus ativos.

O papel de guardião envolve ações de prevenção, detecção e resposta a eventos adversos. Isso inclui prevenção de crimes e prevenção de perdas por meio de gestão, planos de segurança, estratégias e operações de segurança, negando ao indivíduo mal intencionado a oportunidade de ter sucesso.

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Responsabilidades Departamento Segurança

As responsabilidades específicas de qualquer departamento de segurança será adaptado à organização específica, de acordo com suas características, necessidades, áreas, edificações, operações, ativos, pessoal, interesses, área de atuação e ameaças.

No entanto, de forma geral, o papel do departamento de segurança envolve responsabilidades comuns, entre os quais podem ser citar:

  • Elaborar e propor politicas de segurança, programas, projetos, planos, procedimentos e normas de segurança;
  • Garantir o cumprimento da Política de Segurança;
  • Planejar, implementar e coordenar o processo de gestão administrativa e operacional da segurança da organização;
  • Efetuar a rotina administrativa para legalização e manutenção da regularidade junto aos órgãos governamentais;
  • Auxiliar nos programas de Preparação e Resposta a Desastres;
  • Estabelecer manter relações com as autoridades policiais locais, estaduais e federais, objetivando os interesses da da organização;
  • Participar ativamente dos processos de gestão da segurança da informação da organização;
  • Participar ativamente do processo de governança corporativa da organização;
  • Assessorar a alta direção e os demais departamentos nos assuntos relacionados a segurança;
  • Representar a organização nos assuntos referente à segurança.

Gestão Departamento de Segurança

O Departamento de Segurança deve exercer suas atribuições suportado por um programa de gestão de segurança adaptado às necessidades de segurança da empresa e a presença de riscos conhecidos. O programa de gestão deverá ser composto por outros programas menores e específicos, todos de alguma forma inter-relacionados e coordenados para formar a manta protetora que a organização necessita para atuar no seu ramo de negócio.

Por serem entidades vivas e dinâmicas, as empresas mudam constantemente, exigindo que os programas de gestão também mudem. A falha em se ajustar às constantes mudanças e movimentos da empresa coloca os esforços de segurança fora de foco.

Um programa de gestão de segurança envolve um pacote de políticas, planos, projetos e operações de segurança voltados para atender as necessidades de segurança da organização.

A gestão de segurança envolve o ato de interpretar os objetivos propostos e transforma-los em ações através do planejamento, organização, direção e controle, a fim de atingir esses mesmos objetivos. Envolve o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com a participação de pessoas.

Organização do Departamento de Segurança

A organização do Departamento de Segurança é dada por diferentes aspectos, tendo em vistas os principais recursos disponíveis, a cultura de segurança da empresa, a necessidade de proteção, e a convicção da necessidade do departamento, entre outros.

Geralmente o departamento de segurança é dimensionado e estruturado em função da posição central ou periférica que ocupa na organização empresarial, ou seja, de acordo com a gestão das diferentes áreas de atividade bem como o volume de atividade que desenvolve.

A atividade e o volume da organização serão determinantes na atribuição de funções ao departamento de Segurança. A especialidade da organização determinará a relação de dependência do departamento de segurança de acordo com o maior risco definido.

A estrutura do departamento de segurança deve estar alinhada com a estrutura da empresa, e com as necessidade de segurança identificadas na avaliação de riscos. Algumas variáveis influenciam na estruturação do DS:

  • Cultura organizacional;
  • Tamanho da empresa;
  • Necessidades da organização;
  • Disponibilidade orçamentária.
  • Entre outros…

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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Operações de Segurança Privada: O que são? Quais os Tipos?

Política de Segurança: O que é, Qual sua Importância, Como criar

Programa de Segurança: O que é? Caraterísticas, Estrutura, Exemplos

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Projeto de Segurança: O que é? Características, Como fazer

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (10 de maio de 2022). Departamento de Segurança: O que é, Funções e Responsabilidades. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/departamento-de-seguranca-o-que-e/– Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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