Cultura organizacional ou Cultura Empresarial: ConceitosO que é Cultura Organizacional ou Cultura Empresarial?

A cultura organizacional ou cultura empresarial  é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros de uma organização.

A cultura organizacional ou cultura empresarial refere-se ao conjunto de comportamentos que distingue uma organização das demais.

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Constitui um modo institucional de pensar e agir , que é expressado pela maneira como a organização faz seus negócio, a maneira como trata seus clientes e colaboradores, o grau de autonomia ou liberdade que existe na organização e o grau de lealdade dos seus colaboradores  em relação à organização.

Cada organização mantém sua própria cultura, o que caracteriza sua identidade e a torna única.

Formação da Cultura organizacional

A cultura organizacional ou cultura empresarial é constituída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas organizacionais, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir.

A cultura organizacional  torna-se um elo que liga o presente e o passado e contribui para a permanência e a harmônia da organização.

A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

A cultura é que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.

Composição da Cultura Organizacional

Fazem parte da composição da cultura os artefatos visíveis, valores e pressupostos básicos.

Artefatos visíveis:

  • nome da organização, logotipo e bandeira;
  • arquitetura, layout e instalações;
  • slogan, comunicação visual;
  • etc.

Valores: são as considerações sobre o que é bom ou mau, para explicar a relação entre os artefatos visíveis e sua adoção.

São formados a partir:

  • da origem social, escolaridade, carreira profissional, idade e religião dos fundadores, proprietários, executivos, líderes informais;
  • do posicionamento da organização frente a acontecimentos marcantes (crises, oportunidades, mudanças, greves, acordos, benefícios);
  • da forma de gestão dos recursos humanos;
  • etc.

Pressupostos básicos: Relacionam-se à visão de mundo, sendo geralmente implícitos ou inconscientes, gerados ao longo do tempo.

Tipos de cultura organizacional

Diversos autores já escreveram sobre sobre a cultura organizacional e seus tipos. Neste artigos vamos citar os tipos descritos por Charles Handy, escritor, filósofo e especialista em comportamento organizacional.

O autor destaca cinco tipos de cultura organizacional:

1. Cultura do Poder

Esse tipo de cultura organizacional acontece quando as relações dentro das empresas são baseadas pelo poder.

2. Cultura de Funções

Apoiada em regulamentos, a Cultura de Funções é comum em órgãos públicos. Costuma ser inflexível e ter alto gasto de tempo na execução das tarefas.

3. Cultura de Tarefas

Acompanhar o ritmo, conseguir improvisar e se defender são características básicas para que profissional se adapte à essa cultura. Além disso, os aspectos sócio-emocionais e as regras são deixados de lado.

4. Cultura de Pessoas

O foco é totalmente voltado para as pessoas. Dessa forma, a empresa dá atenção aos talentos e valoriza as ideias. Geralmente, esse tipo de cultura organizacional é encontrada em empresas jovens.

5. Cultura da Inovação

Na cultura de inovação, cada negócio possui uma finalidade bem definida e os recursos para executá-los são distribuídos conforme as prioridades. Provavelmente a empresa está em evolução e a cultura organizacional pode sofrer ajustes ao passar do tempo até chegar a um modelo definitivo.

 

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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