Garantir um ambiente de atuação seguro é uma responsabilidade importante para qualquer tipo de organização. Uma vez estabelecida, a Cultura de Segurança pode ajudar a prevenir riscos de segurança e potenciais danos a organização.

Uma Cultura de Segurança envolve ações proativas e o compromisso com um conjunto de normas, valores, atitudes e pressupostos relacionados à segurança. É o elemento mais importante na estratégia de segurança de uma organização. Ela influencia diretamente no comportamento seguro e preventivo dos funcionários da organização.

Se você deseja criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, ou está simplesmente interessado em saber mais sobre a Cultura de Segurança, este artigo é para você. Continue lendo para descobrir como melhorar a segurança em sua organização.

Por José Sergio Marcondes – Postado 05/07/2022 – Atualizado 30/03/2023

O que é Cultura de Segurança?

A Cultura de Segurança é um conjunto de políticas, normas, valores, atitudes e pressupostos relacionados à segurança que são inerentes à operação diária de uma organização e são refletidos pelas ações e comportamentos de todas as pessoas dentro da organização. Ela refere-se ao conjunto de valores, compartilhados por todos em uma organização, que determinam como as pessoas devem pensar, abordar e comporta-se no tocante a segurança na organização.

Podemos definir a Cultura de Segurança como o conjunto de ideias, costumes e comportamentos sociais de um determinado povo ou grupo que os ajudam a se livrar de ameaças e perigos, a evitar e tratar riscos.

A promoção de uma Cultura de Segurança eficaz é fundamental para alcançar bons resultados na segurança. Uma cultura de segurança forte deve ser desenvolvida a partir da alta administração e chegar a todos os colaboradores da organização.

Cultura são as ideias, costumes e comportamentos sociais que sua organização e seus subgrupos têm, usam e agem para criar um estado de estar livre de ameaças e perigos. Faz parte da cultura de segurança: a maneira como sua organização trata as senhas, a forma como os funcionários detectam e agem sobre um estranho no prédio e a forma que seguem as normas e procedimentos de segurança.

Desenvolver e sustentar uma cultura de segurança eficaz é um componente essencial de uma política de segurança organizacional, ela contribui para reduzir e mitigar riscos de segurança para organização, causadores de danos físicos, de reputação ou financeiros.

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Conceitos sobre Cultura de Segurança

A cultura de segurança de uma empresa envolve a soma das mentalidades, posturas e comportamentos de todos os funcionários em relação à segurança no local de trabalho, e é absolutamente essencial para o sucesso de qualquer programa de segurança.

Glendon e Stanton (2000) e Silva e Lima (2004) consideram que a cultura de segurança tem origem na cultura organizacional e tem definição semelhante a esta, ou seja, cultura de segurança é um conjunto de crenças, valores e normas partilhados pelos membros de uma organização que constituem os pressupostos básicos para a segurança na organização.

Guldenmund (2000) define cultura de segurança como os aspectos da cultura organizacional que impactam as atitudes e o comportamento dos membros da organização no que se refere a segurança. Luz (2003) considera que cultura organizacional influencia as atitudes e o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro das organizações, consequentemente, influencia as atitudes e o comportamento destes com relação à segurança.

Benefícios de uma Cultura de Segurança Eficaz

Os benefícios de uma cultura de segurança eficaz incluem:

  • Funcionários mais envolvidos com as questões e políticas de segurança, e maior probabilidade de assumirem responsabilidade relativas a prevenção de riscos;
  • Os níveis de cumprimento dos controles de segurança aumentam;
  • Maior conformidade com as medidas e contramedidas de segurança;
  • O risco de incidentes e violações de segurança é reduzido, uma vez que os funcionários estão pensando e agindo de maneira mais consciente e comprometidos com a segurança;
  • Os funcionários são mais propensos a identificar e relatar comportamentos/atividades/situações de riscos à segurança;
  • Os funcionários sentem uma maior sensação de segurança; e
  • A segurança é melhorada sem a necessidade de grandes despesas financeiras.

Qual a Importância da Cultura de Segurança?

Cultura de segurança

A cultura de segurança é o elemento mais importante na estratégia de segurança de uma organização. Ela influencia diretamente no comportamento seguro e preventivo dos funcionários da organização, contribui decisivamente para que eles se engajem na missão da segurança, e passem a agir como contribuinte ativos do sistema de segurança da organização.

A cultura de segurança são ideias, costumes e comportamentos sociais que influenciam na rotina e qualidade da segurança. Algumas empresas estão começando a entender que somente uma abordagem técnicas e tática não é suficiente para ter uma boa segurança organizacional, reconhecendo que a segurança eficaz requer uma abordagem mais concentrada nas pessoas, na comunicação e na cultura do organizacional.

A cultura pode ser sua maior aliada ou sua maior inimiga. Todo o grande trabalho que você faz com mensagens e comportamento pode ser degradado ou desfeito se a cultura geral de sua organização não estiver reforçando seus valores ou, pior ainda, se a cultura organizacional for contrária aos valores que você espera promover. Como diz o ditado de Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.

Uma cultura de segurança vive e respira dentro de cada organização. A questão é quão forte, intencional e sustentável é sua cultura de segurança e o que precisa ser feito a respeito? Ela pode ser uma cultura positiva, onde a segurança é vista como algo importante e valioso, ou negativa, onde a segurança é desvalorizada e negligenciada, e vista com algo que atrapalha.

Cooper (1998) se refere à importância da cultura de segurança não só para a segurança, mas também o impacto que ela tem para a qualidade, confiabilidade e competitividade e produtividade da organização. Pois é num contexto onde existe cultura de segurança que as atitudes e o comportamento dos indivíduos relativo à segurança se desenvolvem e persistem.

Origem do Conceito de Cultura de Segurança

O conceito de cultura de segurança surge em 1988, no primeiro relatório técnico realizado pelo International Nuclear Safety Advisory Group – INSAG, com uma abordagem de fatores organizacionais na análise do acidente, onde se apresenta o resultado da análise das origens do acidente da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, (Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, 1991).

Os erros e violações de procedimentos que contribuíram, em parte, para este acidente foram interpretados como sendo uma evidência da existência de uma fraca cultura de segurança em Chernobyl, em particular, e na indústria soviética, em geral. Neste relatório, a cultura de segurança foi definida como correspondendo ao “conjunto de características e atitudes das organizações e dos indivíduos, que garante que a segurança de uma planta nuclear, pela sua importância, terá a maior prioridade” (INSAG, 1988, apud IAEA, 1991, p. 1).

Desde a introdução do conceito pelo INSAG, a indústria nuclear reconheceu a importância da cultura de segurança nas suas instalações. O termo rapidamente ganhou o dicionário do gerenciamento de segurança e o conceito foi utilizado como um tema substantivo em relatórios oficiais de desastres e grandes acidentes (GLENDON; STANTON, 2000; FLIN et al., 2000; MEARNS; WHITAKER; FLIN, 2003; REASON, 1997).

Elementos da Cultura de Segurança

De forma objetiva a cultura de segurança é formada por 3 elementos básicos:

  • Políticas/Regras: O comportamento social, as ideias e os costumes são, em grande medida, baseados em regras. Algumas regras estão escritas em leis, regulamentos e normas. Outras regras, a maioria delas de fato, não estão escritas e vêm na forma de ética, códigos morais e nossas ideias mútuas sobre o que é comportamento aceitável nos diferentes grupos aos quais pertencemos. Neste artigo, refiro-me a todas as regras, leis, regulamentos, ética, códigos morais e assim por diante como políticas.
  • Tecnologia: No contexto desse artigo, usarei a palavra tecnologia para descrever qualquer ferramenta – fabricada ou não – que usamos de determinada maneira. A tecnologia não diz respeito apenas a coisas tangíveis como computadores, carros, martelos e assim por diante, mas também modelos: modelos mentais (padrões e esquemas em nossa mente), processos, operações, bem como padrões, padrões e modelos usados como modelos e pontos de partida.
  • Pessoas/competência: São as pessoas que usam a tecnologia e são as pessoas que formam e informam as políticas. A sociedade em que você é criado determina suas políticas e seu uso de ferramentas. O comportamento social é um comportamento aprendido. Podemos pensar na cultura como competência, o conhecimento e a compreensão de como funcionar adequadamente em um grupo social. Essa competência inclui como usar a tecnologia e, pelo menos, as regras básicas de engajamento em nossa sociedade.

As 7 Dimensões da Cultura de Segurança

As sete dimensões que modelam a cultura de segurança dizem respeito aos fatores humanos que têm impacto direto ou indireto na segurança da organização. A combinação das dimensões cria uma estimativa precisa de que a cultura de segurança de uma organização

  1. Atitudes – Os sentimentos e crenças que os funcionários têm em relação aos protocolos e questões de segurança;
  2. Comportamentos – As ações e atividades dos funcionários que têm impacto direto ou indireto na segurança da organização;
  3. Conhecimento – A compreensão, conhecimento e conscientização dos funcionários sobre questões e atividades de segurança;
  4. Comunicação – A qualidade dos canais de comunicação para discutir eventos relacionados à segurança, promover o sentimento de pertencimento e fornecer suporte para questões de segurança;
  5. Conformidade – O conhecimento das políticas de segurança escritas e até que ponto os funcionários as seguem;
  6. Normas – O conhecimento e a adesão a regras de conduta não escritas na organização, ou seja, como os comportamentos relacionados à segurança são percebidos pelos funcionários como normais e aceitos ou incomuns e não aceitos;
  7. Responsabilidades – Como os funcionários percebem seu papel como um fator crítico para sustentar ou colocar em risco a segurança da organização.

Uma cultura de segurança eficaz envolve:

  • Reconhecimento de que a segurança eficaz é fundamental para o sucesso dos negócios;
  • Valorização das “boas práticas” de segurança entre os colaboradores;
  • Alinhamento da segurança da organização com os objetivos principais do negócio; e
  • Articulação da segurança como um valor central e não como uma obrigação ou uma despesa onerosa para organização.

Conclusão

Uma cultura de segurança forte é fundamental para garantir a segurança da organização e de seus funcionários. Isso envolve o compromisso de toda a equipe, desde a liderança até a base da organização, em relação à segurança.

Lembre-se de que a segurança é responsabilidade de todos e é fundamental para o sucesso empresarial a longo prazo. Faça a sua parte e incentive seus colegas a fazer o mesmo para criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Aprimore seu conhecimento sobre o assunto lendo o meu artigo sobre cultura organizacional.

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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
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Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Sistema de Segurança: O que é, Tipos e Como Funcionam

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Política de Segurança: O que é, Qual sua Importância, Como criar

Programa de Segurança: O que é? Caraterísticas, Estrutura, Exemplos

Cultura Organizacional

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (05 de julho de 2022). Cultura de Segurança: O que é? As 7 Dimensões da Cultura. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/cultura-de-seguranca-o-que-e-7-dimensoes/– Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

4 Comentários

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  1. Olá Ramon Vieira!
    Obrigado por suas palavras!
    Forte abraço e sucesso sempre!

  2. Artigos de alto padrão …
    Parabéns , Sérgio Marcondes!!

    Continue..!! ?

  3. Olá Alexandre!
    Fico muito feliz em saber que gostou do blog e que tem intenções de crescer na área.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Bom dia! Encontrei esse blog recentemente em pesquisas no Google. Através da leitura do primeiro artigo, logo me interessei. Percebi que se tratava de uma grande fonte de conhecimento, relacionado a área em que hj busbo me aperfeiçoar. Sou vigilante, mas já estou buscando cursos, técnicas, conhecimento para num futuro próximo me tornar um supervisor. Esse será o primeiro passo, pois pretendo me formar em Tecnólogo em Gestão de segurança privada.
    Sendo assim esse achado, o seu blog, tendi em vista sus vasta experiência no ramo , serão para mim muito mais valiosos que inúmeros cursos livres , básicos, para agregar conhecimento. Muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho.

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