Imagem de um grupo de pessoas reunidas, como exemplo de corporação

Corporação é um termo utilizado com frequência no mundo dos negócios e também na área da administração e refere-se de forma geral ao modo de se referir a empresas, associações, órgãos do governo, entidades públicas e privadas.

Corporação é um grupo de pessoas que age como se fosse um só “corpo”, uma só pessoa, buscando um objetivo comum. Essas pessoas seguem as mesmas regras, diretrizes e estatutos.

SIGNIFICADO DE CORPORAÇÃO

Conjunto de pessoas sujeitas à mesma regra ou que dirigem assuntos de interesse publico.

Associação que reúne os membros de uma mesma profissão. organizados sob regulamento comum.

Pessoas que se associam por possuírem alguma afinidade profissional, geralmente, organizam-se através de um regulamento e/ou estatuto.

Reunião ou conjunto de pessoas que se juntam por compartilharem as mesmas causas, objetivos, profissões etc.

Corporação da Polícia Militar

SIGNIFICADO CORPORATIVO(A)

Corporativo(a) refere-se à corporação, ou à associação de pessoas que, por possuírem alguma afinidade profissional, se organizam através de um regulamento ou estatuto.

Refere-se à empresa ou a grupos de empresas provenientes de um ou mais setores de atividade econômica.

TIPOS DE CORPORAÇÃO

  • Associações;
  • Sociedades;
  • Agremiações;
  • Instituições.

EXEMPLOS DE CORPORAÇÃO

  • Corporações Religiosas;
  • Forças Armadas;
  • Polícia Militar;
  • Corporações Empresariais; e
  • Etc.

CORPORAÇÃO EMPRESARIAL

Em administração, uma corporação pode ser uma empresa ou reunião de várias empresas provenientes de um ou mais setores de atividade econômica.

No meio comercial, uma corporação é geralmente tida como um grupo de empresas diversas que buscam um mesmo objetivo e seguem um mesmo princípio, mesmas normas e regulamentos e têm um centro de comando comum.

A corporação empresarial se caracteriza como um meio específico de organizar a produção e obter lucros de maneira a maximizar a eficiência e minimizar custos de transação.

Em termos jurídicos, caracteriza uma forma específica de pessoa jurídica na qual proprietários possuem responsabilidades limitadas, a administração é feita de maneira centralizada e voltada ao lucro de seus proprietários, com ações transferíveis. São as S.A.s: Sociedade Anônima.

Sua característica originária é a separação entre propriedade e gestão.

Em uma corporação, os proprietários são aqueles que possuem ações da empresa – sempre mais de uma pessoa, geralmente em sociedades anônimas e com titularidade facilmente transferível.

Entre na Categoria Administração e visualize mais artigos relacionados a esse tema, que com certeza serão úteis para você.

PARTICIPAÇÃO DO LEITOR

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicitamos a colaboração de nossos leitores, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Visualize mais um artigo, essa pratica reduz nossa taxa de rejeição e melhora nosso posicionamento no Google.
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre novas publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

Sérgio Marcondes

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

LAZZARINI, Sergio (2011). Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro.

GRUN, Roberto (2003). Atores e ações na construção da governança corporativa brasileira. [S.l.]: Revista Brasileira de Ciências Sociais.


MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. BILHIM, João Abreu de Faria. Teoria Organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP, 2006.

MAXIMIANO, Antonio Cesar A. ; Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.

Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Victor!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. A partir de vossos conceitos de corporação empresarial, tomei a liberdade de, no manual que estou elaborando, definir corporação empresarial genericamente como “uma entidade empresarial que aglutina vários e diferentes setores de atividade econômica, ou de empresas de diversas naturezas de negócios, objetivando o controle e a consolidação dos resultados econômicos/financeiros e da observância das políticas e diretrizes corporativas”.

Sair da versão mobile