Corporação é um termo utilizado com frequência no mundo dos negócios e também na área da administração e refere-se de forma geral ao modo de se referir a empresas, associações, órgãos do governo, entidades públicas e privadas.
Corporação é um grupo de pessoas que age como se fosse um só “corpo”, uma só pessoa, buscando um objetivo comum. Essas pessoas seguem as mesmas regras, diretrizes e estatutos.
SIGNIFICADO DE CORPORAÇÃO
Conjunto de pessoas sujeitas à mesma regra ou que dirigem assuntos de interesse publico.
Associação que reúne os membros de uma mesma profissão. organizados sob regulamento comum.
Pessoas que se associam por possuírem alguma afinidade profissional, geralmente, organizam-se através de um regulamento e/ou estatuto.
Reunião ou conjunto de pessoas que se juntam por compartilharem as mesmas causas, objetivos, profissões etc.
SIGNIFICADO CORPORATIVO(A)
Corporativo(a) refere-se à corporação, ou à associação de pessoas que, por possuírem alguma afinidade profissional, se organizam através de um regulamento ou estatuto.
Refere-se à empresa ou a grupos de empresas provenientes de um ou mais setores de atividade econômica.
TIPOS DE CORPORAÇÃO
- Associações;
- Sociedades;
- Agremiações;
- Instituições.
EXEMPLOS DE CORPORAÇÃO
- Corporações Religiosas;
- Forças Armadas;
- Polícia Militar;
- Corporações Empresariais; e
- Etc.
CORPORAÇÃO EMPRESARIAL
Em administração, uma corporação pode ser uma empresa ou reunião de várias empresas provenientes de um ou mais setores de atividade econômica.
No meio comercial, uma corporação é geralmente tida como um grupo de empresas diversas que buscam um mesmo objetivo e seguem um mesmo princípio, mesmas normas e regulamentos e têm um centro de comando comum.
A corporação empresarial se caracteriza como um meio específico de organizar a produção e obter lucros de maneira a maximizar a eficiência e minimizar custos de transação.
Em termos jurídicos, caracteriza uma forma específica de pessoa jurídica na qual proprietários possuem responsabilidades limitadas, a administração é feita de maneira centralizada e voltada ao lucro de seus proprietários, com ações transferíveis. São as S.A.s: Sociedade Anônima.
Sua característica originária é a separação entre propriedade e gestão.
Em uma corporação, os proprietários são aqueles que possuem ações da empresa – sempre mais de uma pessoa, geralmente em sociedades anônimas e com titularidade facilmente transferível.
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Sérgio Marcondes
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
LAZZARINI, Sergio (2011). Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro.
GRUN, Roberto (2003). Atores e ações na construção da governança corporativa brasileira. [S.l.]: Revista Brasileira de Ciências Sociais.
MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. BILHIM, João Abreu de Faria. Teoria Organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP, 2006.
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. ; Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.
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3 Comentários
Olá Victor!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
A partir de vossos conceitos de corporação empresarial, tomei a liberdade de, no manual que estou elaborando, definir corporação empresarial genericamente como “uma entidade empresarial que aglutina vários e diferentes setores de atividade econômica, ou de empresas de diversas naturezas de negócios, objetivando o controle e a consolidação dos resultados econômicos/financeiros e da observância das políticas e diretrizes corporativas”.
Deu para aprender!