As Principais Competências e Habilidades de um Líder de Sucesso, são diversas e envolvem competências cognitivas e psicomotoras, competências afetivas pessoais, competências relacionadas às habilidades individuais e competências afetivas interpessoais.
Aquele que deseja ser um líder de sucesso deve empenhar-se em incorporar à sua personalidade o máximo possível dessas competências, o que certamente influenciará positivamente para que seja reconhecido como um verdadeiro líder de sucesso.
O que é Competência?
Competência está relacionada com a transformação dos recursos cognitivos, psicomotores e afetivos em comportamentos que geram resultados práticos, objetivos e positivos aos interesses do Líder.
As competências cognitivas e psicomotoras são formadas pelo conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais relativos à profissão que o Líder exerce e são obtidas com o estudo, com a experimentação, com a informação, com a autoavaliação e com a vivência profissional.
Já as competências afetivas, como o próprio nome sugere, estão mais diretamente ligadas ao domínio afetivo.
Podem ser pessoais, quando estão relacionadas com características do líder no âmbito individual, e interpessoais, quando, para serem externadas, necessitam interação com outras pessoas (equipe).
A soma dessas habilidades é que formam o conjunto das principais competências e habilidades de um Líder de sucesso e eficaz.
Quais são as principais competências e habilidades de um Líder de sucesso?
O líder é aquela pessoa que geralmente está a frente de equipes, exercendo o papel de liderança, utilizando as principais competências e habilidades de um Líder para a gestão de pessoas.
Além de inspirar e motivar, o Líder, deve ser uma referência de atitude, propiciando um bom ambiente de trabalho, valorizando as habilidades individuais e o trabalho em equipe, para isso deve possuir diversas competências e habilidades.
1. Competências Cognitivas e Psicomotoras
Dentro do contesto das Competências e Habilidades de um Líder, são aquelas formadas pelo conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais relativos à profissão que o Líder exerce e são obtidas com o estudo, com a experimentação, com a informação, com a autoavaliação, o autodesenvolvimento, e com a vivência profissional.
A. Conhecimento Técnico
Conhecimento Técnico representa um conjunto de conhecimentos e práticas que habilitam um profissional a exercer uma determinada atividade ou profissão, e devem fazer parte das competências e habilidades de um Líder eficaz.
Em outras palavras, o Conhecimento Técnico ensina “como fazer” ou ter noção do que deve ser feito.
Os líderes, devem estar bem capacitados, pois os desafios que incidem sobre suas personalidades e habilitações profissionais aumentam consideravelmente ao longo da carreira profissional.
Para executar com êxito sua função, o líder deve conhecer em detalhes a sua profissão, deve estar bem informado e capacitado para:
- interpretar e definir objetivos;
- definir, organizar e determinar as tarefas necessárias ao atingimento dos objetivos;
- estabelecer metas, delegar poder, dar ordens e orientações;
- desenvolver e implementar meios para acompanhar e controlar as atividades e metas;
- corrigir, orientar e apoiar colaboradores.
O Líder, de acordo com sua profissão e carreira, deve buscar, dentro dos meios disponíveis, a capacitação e o aprendizado necessários ao melhor desempenho possível da sua função.
B. Conhecimento sobre o Ser Humano
A partir do momento em que o ser humano se conhece, ele começa a se identificar como um ser que vive em comunidade numa relação pessoal e interpessoal.
Esta convivência comunitária ajuda o homem na sua procura interior onde ele possa se identificar com o outro e assim, ocorre um processo mútuo de transformação recíproca, onde comprova que, para conhecer a si mesmo também é necessário conhecer o outro, respeitando sua originalidade, não querendo ser o outro e nem querer que o outro seja você.
a- Autoconhecimento
Sócrates afirmou que o homem deve conhecer a si mesmo. Para o líder, isso é fundamental, pois ele deve saber os seus pontos fortes e fracos, a fim de reforçar as suas capacidades e minimizar as suas deficiências.
b- Conhecimento e compreensão da natureza humana
A compreensão da natureza humana favorece o embasamento necessário para que o líder possa perceber as forças pessoais que atuam nas relações humanas.
Essa busca pelo entendimento do que é a natureza humana estabelece um quadro de referência por meio do qual o líder avalia, orienta, executa e motiva seus liderados.
A tarefa mais difícil com que qualquer líder se defronta é a de inspirar os subordinados e gerar neles a coragem necessária para superar a incerteza e o medo.
Para isso, o líder precisa compreender a natureza humana e os motivos que levam as pessoas a se portar de determinada maneira, para agir na equipe com a necessária inteligência emocional.
Importante é também a percepção das necessidades e das expectativas dos liderados, que dão origem a muitos comportamentos inesperados.
c- Conhecimento dos subordinados
O acompanhamento e a observação constantes sobre os liderados permitirão ao líder o conhecimento mais profundo das capacidades e das limitações de cada um.
É importante ressaltar que somente a convivência direta com os liderados permitirá, na íntegra, esse conhecimento.
Conhecendo profundamente seus colaboradores, o líder estará preparado não apenas para escolher o profissional mais qualificado para uma determinada atividade, mas também poderá atender, de uma forma mais efetiva, às suas necessidades e proporcionar lhes seu autodesenvolvimento e bem-estar.
2. Competências Afetivas Pessoais
Como o próprio nome sugere, estão mais diretamente ligadas ao domínio afetivo.
Podem ser pessoais, quando estão relacionadas com características do líder no âmbito individual, e interpessoais, quando, para serem externadas, necessitam interação com outras pessoas (equipe).
A. Competências Relacionadas a Valores
Valores são estados emocionais que governam as nossas decisões, ou seja são sentimentos que guiam as nossas ações. Agem como uma bússola interna.
a. Coerência
Competência para agir de acordo com as próprias ideias e pontos de vista em qualquer situação.
É a expressão da integridade e da autenticidade. Significa firmeza, franqueza, sinceridade e honestidade em relação a si próprio e a superiores, pares e subordinados.
Na vida profissional ocorrem muitas situações em que as pessoas são pressionadas a tomar atitudes em desacordo com os seus princípios morais. Esses momentos representam um teste para a sua capacidade de resistir a pressões, a fim de preservar a sua coerência.
b. Coragem
Competência para controlar o medo e continuar desempenhando com eficiência sua função.
c. Dedicação
Competência para realizar atividades com empenho. A dedicação está estreitamente relacionada com as crenças, os valores e o caráter do líder.
d. Imparcialidade
Competência para julgar baseando-se em dados objetivos, sem se envolver pela afetividade.
Significa atribuir igual tratamento a todos os liderados, distribuindo recompensas de acordo com o mérito e o desempenho de cada um, e sanções, quando for o caso, sem se deixar influenciar pelas características pessoais dos colaboradores.
e. Responsabilidade
Competência para assumir e enfrentar as consequências de suas atitudes e decisões.
É a característica que leva o líder a perseguir seus objetivos, procurando superar os obstáculos e tomando decisões baseadas na razão e em princípios morais, com total honestidade.
O líder responsável baseia-se, integralmente, no seu código de crenças e valores profissionais, quando determina, faz cumprir e assume as consequências de todos os seus atos.
B. Competências Relacionadas às Habilidades Individuais
Dentro do contesto das competências e habilidades de um Líder, reúne um conjunto de características e habilidades próprias do indivíduo, que o torna capaz gerir seu próprio comportamento, diante diante de situações previsíveis e imprevisíveis.
a. Adaptabilidade
Competência para se ajustar apropriadamente ao ambiente de atuação, as ideias e nomas, e às mudanças de situação.
O líder deve ter agilidade na adaptação às situações de incerteza ou de mudanças, a fim de pensar e aplicar, em tempo hábil, soluções alternativas quando a decisão ou a ação adotada não está sendo eficaz.
b. Autoconfiança
Competência para reagir com segurança e convicção diante de dificuldades.
É a convicção em ser bem-sucedido em tudo o que deve ser realizado.
A autoconfiança é demonstrada pela aparência, pelo olhar, pela voz, pelo entusiasmo no modo de falar e de agir do líder.
Se o líder não estiver confiante em relação ao resultado de uma missão ou à solução de um problema, não conseguirá fazer com que seus liderados o estejam.
c. Criatividade
Competência para produzir novas ideias e/ou realizar combinações originais, na busca de uma solução eficiente e eficaz, principalmente diante de circunstâncias desafiadoras.
Consiste, ainda, em possuir habilidade para romper com dispositivos ou conceitos considerados padrões, quebrando paradigmas e inovando ao se deparar com impasses.
d. Decisão
Competência para posicionar-se diante de várias opções.
É a habilidade para tomar medidas seguras e corretas no momento adequado.
A percepção e a sensibilidade são elementos críticos para a tomada de decisões.
Em algumas situações, nas quais o tempo é um fator crítico, o líder deve decidir com rapidez de raciocínio.
e. Dinamismo
Competência para atuar ativamente com intenção determinada.
O líder dinâmico demonstra energia e vitalidade na consecução das atividades, contagiando a equipe.
O indivíduo apático e lento terá grandes dificuldades para liderar.
f. Equilíbrio emocional
Competência para controlar as próprias reações, demonstrando paciência e tolerância, e tomando atitudes adequadas para decidir com acerto e oportunidade.
É a habilidade para avaliar, com calma e isenção, o comportamento dos subordinados, não se deixando dominar pelas emoções.
O líder deve evitar transmitir para a equipe as pressões que sofre dos superiores, da tarefa e do ambiente, e continuar sendo capaz de desempenhar as suas atividades, apesar de estar sob pressão, fazendo uso da sua inteligência emocional.
g. Flexibilidade
Competência para reformular planejamentos e comportamentos, com prontidão, diante de novas exigências.
O líder deve ser flexível no que diz respeito a modificar suas ações e intenções, quando avaliar como inadequada a sua conduta.
No entanto, ser flexível não significa perder autoconfiança, capacidade de decisão e perseverança, com o intuito de não se tornar inflexível e autoritário.
A flexibilidade com rapidez de raciocínio é bastante necessária para os líderes, tendo em vista a dinâmica das situações na atualidade.
h. Iniciativa
Competência para agir face às situações inesperadas, sem depender de ordem ou decisão superior.
É a habilidade para, rapidamente, mobilizar a si e a equipe, no sentido de atingir as metas estabelecidas, sem aguardar deliberação ou determinação dos superiores.
A iniciativa abrange ainda o conceito de rapidez de raciocínio, que se caracteriza por antecipar-se às situações de incerteza ou de mudanças para pensar e aplicar, em tempo hábil, soluções alternativas quando a decisão ou a ação adotada não está sendo eficaz.
i. Objetividade
Competência para selecionar, dentre várias possibilidades, o essencial para atingir uma determinada meta.
Os problemas de uma equipe geralmente decorrem da ausência de um líder ou de seus equívocos.
O sucesso do líder está apoiado na sua habilidade para identificar e agir nas situações ou problemas potenciais ou reais tão logo surjam, escolhendo, para isso, o meio mais rápido, direto e certo.
j. Organização
Competência para desenvolver atividades, sistematizando tarefas.
Permite que as atividades sejam planejadas de forma ordenada, regulando e combinando as ações, as condições e os meios disponíveis.
As tarefas são realizadas segundo uma ordem de prioridade e atribuídas a membros da equipe, de modo a possibilitar maior eficiência (conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios).
l. Persistência
Competência para executar uma tarefa e vencer as dificuldades encontradas até concluí-la. Depende de uma grande determinação e força de vontade.
É a perseverança para alcançar um objetivo, mesmo quando os obstáculos são aparentemente insuperáveis.
Os liderados somente terão persistência se o líder mostrar, com o seu exemplo, como devem ser enfrentadas as dificuldades.
m. Resistência
Competência para suportar as fadigas físicas ou os infortúnios morais. A resistência apresenta-se sob duas formas:
(1) Resistência física: capacidade de suportar fisicamente, pelo maior tempo possível, as condições adversas no exercício da função ou de uma determinada atividade.
(2) Resistência moral ou psicológica: capacidade de suportar mentalmente, pelo maior tempo possível, as adversidades psicológicas no exercício da função ou de uma determinada atividade.
No campo da resistência psicológica, essa pode abranger o conceito de resiliência, que significa a capacidade de se recuperar de maneira rápida de traumas e reveses.
Essa competência, apesar de ter significação específica, relaciona-se intimamente com a persistência.
3. Competências Afetivas Interpessoais
Dentro do contesto das competências e habilidades de um Líder de sucesso, as competências afetivas interpessoais estão relacionadas a relação entre os membros de uma equipe.
O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade.
A. Competências Relacionadas às Habilidades de Relacionamento
Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.
Num relacionamento, quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil.
Sob a ótica das competências e habilidades de um Líder de sucesso e eficaz, um bom relacionamento se desenvolve quando há, entre as pessoas envolvidas:
a. Comunicabilidade
Competência para expressar-se eficientemente por meio de ideias e ações.
O líder não precisa ser necessariamente um excelente orador, porém deve saber comunicar-se com a equipe de maneira inteligível, seja por linguagem verbal, seja por linguagem não verbal.
Ao considerar a interação como um dos fatores da liderança, a comunicabilidade torna-se uma competência de grande importância, no conjunto das competências e habilidades de um Líder de sucesso, pois é por meio dela que o líder interagirá com seus liderados.
b. Camaradagem
Competência para estabelecer relação amistosa com superiores, pares e subordinados.
É a sensibilidade para perceber sentimentos, valores, interesses e o bem-estar dos companheiros. Inclui a compreensão e o diálogo, que ajudam as pessoas a encontrar soluções para problemas.
c. Cooperação
Competência para contribuir espontaneamente com o trabalho de alguém e/ou de uma equipe.
O líder deve ter uma atitude cooperadora perante a equipe, haja vista a importância do trabalho em equipe para o êxito da missão e da expressividade do líder, reconhecido como alguém que não somente determina, mas que também executa quando necessário.
d. Direção
Competência para conduzir e coordenar pessoas, de modo a alcançar um objetivo.
Consiste em assumir o controle, tornando conhecidas suas ideias, ajudando a definir os problemas e encaminhando o grupo para a ação correta, a fim de solucionar as dificuldades e cumprir a missão.
e. Empatia
Competência para perceber sentimentos, valores, interesses e o bem estar dos companheiros.
A empatia consiste em uma forma de conhecimento intuitivo que uma pessoa desenvolve para com outra e que repousa na capacidade de se colocar no lugar do indivíduo.
Dessa forma, a empatia que se deseja criar entre membros de uma equipe é aquela que se caracteriza por dar às pessoas aquilo que elas necessitam, não o que querem.
A empatia não é pena, compaixão ou simpatia, mas uma competência desenvolvida que gera a confiança, melhora a comunicação e promove bons relacionamentos dentro e fora das organizações ou equipes.
f. Persuasão
Competência para utilizar argumentos e atitudes capazes de influenciar ações e opiniões de outros.
Uma das maiores dificuldades com que um líder se defronta é encontrar a medida certa para a utilização dos recursos de persuasão que possui.
Os principais instrumentos positivos são:
- o exemplo;
- o estabelecimento de metas e padrões definidos;
- o ensino e treinamento;
- o aconselhamento;
- o saber ouvir, convencer e recompensar; e
- dar sentido às tarefas, tornando-as significativas ou criando desafios.
Os meios coercitivos, ou negativos, vão desde a advertência às punições mais severas, não sendo, entretanto, os mais desejados.
Sob o ponto de vista da competências e habilidades de um Líder de sucesso e eficaz, quanto maior for a habilidade do líder para utilizar tais instrumentos, mais bem sucedido será.
g. Tato
Competência para se relacionar com as pessoas, sem ferir suscetibilidades, compreendendo a dinâmica das relações interpessoais e a natureza emocional dos seus superiores, pares e subordinados, a fim de interagir com todos da forma mais eficaz possível.
O tato é a expressão da inteligência emocional, pois o líder que detém essa competência age nos locais e nos momentos certos, e deixa de agir no lugar e nos momentos inadequados, obtendo, assim, êxito em seus relacionamentos.
O líder com essa competência emprega, quando necessário, o chamado sereno rigor, para orientar e corrigir os seus subordinados.
Conclusão
Para se tornar um líder de sucesso e eficaz não basta ter conhecimento técnico, uma trajetória profissional vitoriosa ou ser um bom executor de tarefas. É necessário ter ou desenvolver algumas competências e habilidades de um Líder que é aceito e desejado pela equipe.
As competências e habilidades de um Líder de Sucesso e Eficaz envolve, dentre outras, a habilidade de influenciar e estimular as pessoas, de ter uma vida equilibrada, de praticar a ética e de ter pró-atividade.
“A um Chefe você obedece. Um Líder você segue, procura e admira.” Mario Sergio Cortella.
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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
Referencia Bibliográfica
CHIAVENATO, Idelberto , Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, SP, MAKRON BOOKS.1993.
FARIA, Albino Nogueira de, Chefia e Liderança . RJ, LTC, 1982.
HUNTER, James. O monge e o Executivo, 3ª ed., SP, Sextante, 2004
PRINCÍPIOS DE CHEFIA, Manual de campanha básico do Ministério do Exército. RJ, 1ª edição, 1953.
BACELLOS, Drª Fernanda, A Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. – Ediouro 1984
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2 Comentários
Olá Estevao!
O significado de competência envolve 3 fatores fundamentais para que a competência seja percebida e reconhecida. Conhecimento ( adquirido pelos estudos) + Habilidade (adquirida com a prática constante do conhecimento) + Atitude (ação de por em prática o conhecimento e habilidades adquiridos), Neste contexto, para ter o conhecimento na prática vc precisa ter atitude.
Espero ter respondido sua dúvida.
Forte abraço e sucesso!
O quê fazer para ter esses conhecimentos na prática?