O código de conduta ética nas empresas, é um conjunto de regras que estabelece valores e orienta as ações de um determinado grupo de colaboradores e acordo com os princípios da organização. Ele pode ser visto como um conjunto de normas , através das quais a empresa indica e esclarece as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais.
O código de conduta ética nas empresa estabelece padrões de comportamentos esperados, o que facilita a governança corporativa.
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 14/09/2017
O código de ética é um instrumento de divulgação da filosofia, da visão, da missão e dos valores da empresa. O código de ética empresarial facilita e propicia um melhor entendimento da cultura organizacional.
Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.
Conceitos de Conduta Ética nas Empresas
De acordo com (MARINHO, 1999). A ética empresarial vem a ser a tentativa de buscar o maior grau de realização possível dentro da empresa dos valores nos quais os seus membros creem, por convicção, gerando responsabilidade, externa e interna, por parte da alta administração e de toda comunidade empresarial pelas conseqüências possíveis de cada ação.
Um instrumento utilizado para transmitir estes valores é o código de conduta, que vem ganhando importância e, sendo utilizado com uma freqüência cada vez mais alta por empresas no mundo todo (CARASCO; SINGH, 2003).
O código de conduta ética nas empresa pode ser utilizado como uma importante ferramenta unificação de objetivos e comportamentos.
A Ética Empresarial e os Códigos de Conduta
A ética empresarial deve se refletir sobre as normas e valores de uma companhia, funcionado como um contrato social segundo o qual os membros se comportam de maneira harmoniosa, levando em conta os interesses dos outros (MONTEIRO; ESPIRITO SANTO; BONACINA, 2005).
Atualmente, o comportamento ético por parte da empresa é esperado e exigido pela sociedade.
Alves (2005, p.29) ressalta que o código de conduta pode ser interpretado atualmente como um meio das empresas manterem os padrões de conduta julgados necessários à continuidade de sua boa reputação junto à sociedade, sendo estabelecidos padrões normativos, que possam ser levados em conta quando do processo de tomada de decisões éticas de seus funcionários, seja como guia de conduta, como de coerção.
Princípios Básicos do Código de Conduta Ética
De acordo com Schwartz (2002), o Código de Conduta ética nas Empresas devem ser regidos por seis princípios básicos:
- confiabilidade (honestidade, integridade, lealdade);
- respeito (direitos humanos);
- responsabilidade (assumir as responsabilidade pelos atos decorrentes de suas atividades);
- justiça (ser justo, imparcial);
- ser cuidadoso (evitar danos ou prejuízos desnecessários);
- cidadania (obedecer à lei).
Funções Básicas do Código de Conduta Ética
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios destaca, em sua primeira pesquisa sobre o código de ética no Brasil (2006), que o código de ética possui três funções básicas:
a. Função de Legitimação Moral
Os direitos e as responsabilidades da empresa para com os stakeholders, expressos no Código de Ética, oferecem os termos com base nos quais os principais interessados podem reconhecer que as suas legítimas expectativas serão tratadas equitativamente.
O critério de equilíbrio das expectativas torna-se a base para um acordo e uma cooperação mutuamente vantajosa;
b. Função Cognitiva
O Código de Ética, através da enunciação de princípios gerais e de regras de comportamento preventivo, permite reconhecer os comportamentos não éticos (oportunistas) e esclarecer o exercício apropriado (não abusivo) da autoridade, da arbitrariedade, da delegação e da autonomia decisória de cada participante da empresa;
c. Função de Incentivo
Gera incentivos à observância dos princípios e dos valores corporativos e também das normas de conduta nele contidas, pois da sua observância depende a formação da reputação da empresa e o estabelecimento de relações de confiança reciprocamente vantajosas entre a empresa e os seus stakeholders.
Objetivos do Códigos de Conduta Ética
O código de conduta ética nas empresa tem como objetivos principais:
- Fornecer diretrizes para que as pessoas se sintam seguras para adotarem formas éticas de se conduzir;
- Aumentar a integração entre os funcionários da empresa;
- Propiciar condições para boa qualidade da produção, alto rendimento, ampliação dos negócios e maior lucro;
- Proteger interesses dos profissionais que contribuem para a organização;
- Facilitar o desenvolvimento da competitividade saudável entre concorrentes;
- Consolidar a lealdade e a fidelidade do cliente;
- Atrair clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros que se conduzem dentro de elevados padrões éticos;
- Agregar valor e fortalecer a imagem da empresa.
Conteúdo Básico de um Código de Conduta Ética
Cada organização deve definir como será o seu código de ética a partir das suas particularidades e características únicas.
- Missão e visão da organização;
- Princípios e valores da organização;
- Políticas;
- Princípios éticos nos relacionamentos;
- Relações com os colaboradores;
- Relações com os acionistas
- Relações com os clientes;
- Relações com os fornecedores;
- Relações com o setor público;
- Relações com a concorrência;
- Relações com a comunidade;
- Relações com a mídia;
- Relações com os prestadores de serviços;
- Gestão de sustentabilidade;
- Normas e padrões de comportamento da empresa e de seus colaboradores;
- Canais específicos para informar alguma desconformidade ao código (Consta endereço eletrônico, telefone etc.).
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José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.
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Referência Bibliográfica
MARINHO, L. H. L. Controle Gerencial: padrões de conduta ética nos negócios em uma empresa multinacional – um estudo de caso. 1999. 134 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração – COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
1999.
CORTINA, A. Ética de la empresa. Madrid: Editora Trotta, 1994.
CARASCO, E. F.; SINGH, J. B. The content and focus of the codes of ethics of the world’s largest transnational corporations. Business and Society Review. USA and UK: Blackwell Publishing, v.1, n.108, p.71–94, mar. 2003.
MONTEIRO, J. K.; ESPIRITO SANTO, F. C. do; BONACINA, F. Valores, ética e julgamento moral: um estudo exploratório em empresas familiares. Psicologia:
Reflexão e Crítica. Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v.18, n.2, p.237-246, ago. 2005.
ALVES, F. J. S. Adesão do contabilista ao código de ética da sua profissão: um estudo empírico sobre percepções. 2005. 273 p. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Instituto de Departamento de Contabilidade e Atuária, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
SCHWARTZ, M. S. A code of ethics for corporate code of ethics. Journal of Business Ethics. Kluwer Academic Publishers, v.41, p.27-43, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ÉTICA NOS NEGÓCIOS. Pesquisa sobre código de ética corporativo no Brasil – 2006.
Disponível em <http:// www.eticanosnegocios.org.br>. Acesso em: 10 mai. 2007.
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5 Comentários
Olá Alirio!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Ótimo o texto, nós dá uma visao geral do tema conduta ética.
Olá Ravenia!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
artigo de muita utilidade.
Muito bom os comentários.