Administrador é o indivíduo que exerce a função de administração em uma empresa ou organização pública ou privada. Academicamente dizendo, é o bacharel formado em Ciência da Administração. Exerce as funções de planejamento, organização, direção e controle.
Orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.
Na prática, independentemente da formação ou função, todos nós somos, em algum momento, “administradores”, seja na administração de nossos negócios, como empregados de organizações, ou na gestão da própria vida pessoal.
Por José Sérgio Marcondes. Postado 09/12/2019
Qual o significado de Administrador?
Podemos dizer que Administrador é o indivíduo que exerce a função de administração em uma empresa ou organização pública ou privada. Academicamente dizendo, é o bacharel formado em Ciência da Administração. Exercem as funções de planejamento, organização, direção e controle.
Ele orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.
Cria métodos, planeja atividades, organiza o funcionamento dos vários setores de uma organização, calculam despesas e prezam pela perfeita circulação de informações e orientações.
No mundo empresarial o administrador de empresas é o profissional responsável pela tomada de decisões e condução de estratégias corporativas.
Por ele, passam ações de planejamento, organização, direção e controle das mais variadas áreas de negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
Administrador de acordo com dicionário
Significado de Administrador segundo o Dicionário Online de Português:
- Substantivo masculino;
- Aquele que administra, governa, dirige;
- Indivíduo que gerencia e administra totalmente empresas ou negócios públicos ou particulares;
- Aquele que possui um cargo administrativo, sendo responsável pela gestão, chefia ou supervisão de um estabelecimento; gerente.;
- [No meio Jurídico] Aquele que possui a tutela dos bens de pessoas consideradas legalmente incapazes;
- Indivíduo que se licenciou em administração, tornando-se bacharel.
O que é ser um Administrador?
Segue abaixo as definições de renomados autores sobre o que é ser um administrado:
[…] O administrador é um agente – não só de condução do cotidiano – de mudança e transformação das organizações, levando-as a novos rumos, novos processos, objetivos, estratégias, tecnologias e novos patamares; ele é um agente educador e orientador, pois sua orientação modifica comportamentos e atitudes de pessoas; é um agente cultural, pois com seu estilo de Administração modifica a cultura organizacional. O administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, pois lida com elas e com seus destinos e influencia o comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e demais organizações humanas […] (CHIAVENATO, 2006, p.13),
Para Drucker (1998, p. 3). “O Administrador é o elemento dinâmico e vital de toda e qualquer empresa. Sem a sua liderança, os “recursos de produção” permanecem recursos e nunca se tornam produção.”
Ao desenvolver este seu papel nas organizações, que segundo Chiavenato (2000, p. 8) “é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum”, o administrador deve proporcionar, a fim de justificar sua existência, resultados econômicos significativos para a organização; o que se obtém transformando recursos humanos e materiais numa empresa produtiva e, por fim, administrar o trabalho e os trabalhadores, considerando a dimensão tempo que retrata o presente e o futuro a longo prazo (DRUCKER, 1999).
Habilidades do Administrador
Em face ao novo cenário empresarial que vivemos, em que a competitividade é muito acirrada, obrigando as organizações a se apresentarem de forma eficiente e eficaz para poder vencer os desafios do mercado atuam, o administrador precisa estar preparado para responder as diversas circunstâncias imprevistas e saber lidar com as novas necessidades impostas pelo cenário.
Para atender a essa necessidade, ele precisa possuir algumas habilidades individuais, que podem ser melhoradas ao longo do tempo através de treinamentos e desenvolvimento pessoal.
1. Habilidades do Administrador
a) Habilidades Técnicas:
São caracterizada pelos conhecimentos de métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas.
Reference as técnicas e conhecimentos dentro de uma área de atuação.
Administradores com muitas habilidades técnicas, normalmente trabalham em áreas industriais, lidando diretamente na área operacional.
b) Habilidades Humanas:
Abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes, o que garante sua importância em todos os níveis.
Referem se a capacidade de trabalhar com outras pessoas, motivando e entendendo suas necessidades.
c) Habilidade Conceitual:
Envolve a capacidade de formular estratégias, que voltadas para os objetivos organizacionais, geram resultados eficazes.
Referem-se a capacidade de coordenar as atividades da empresa em vários níveis de atuação.
Geralmente eles visualizam a empresa como um todo. Este tipo de administrador, costuma trabalhar diretamente na administração do negócio. Geralmente ocupam cargos de direção nas organizações.
2. Outras Habilidades
Mais específica e direcionada às exigências do mercado de trabalho global uma pesquisa efetivada pela Creative Education Foundation e divulgada no jornal do Brasil de 17 de janeiro de 1999, aponta as habilidades requeridas pelas 500 maiores empresas do mundo para o administrador.
Algumas das habilidades requeridas, em ordem de importância são, habilidades para:
- Trabalho em equipe;
- Solução de problemas;
- Relações interpessoais;
- Comunicação;
- Desenvolvimento profissional e pessoal;
- Pensamento criativo;
- Liderança,
- Motivação para objetivos e metas;
- Entre outras.
Mintzberg (1973, apud MAXIMIANO 2002, p. 67) subdivide as habilidades necessárias ao administrador em oito categorias: Sendo as habilidades de:
- Relacionamento com colegas;
- Liderança;
- Solução de conflitos;
- Processamento de informações;
- Tomar decisões;
- Boa comunicação;
- Alocação de recursos,
- Empreendedor,
- Introspecção.
Estas e outras habilidades quando não são características naturais do indivíduo, podem ser adquiridas e/ou aperfeiçoadas através de treinamentos ou de experiência profissional.
Neste sentido, Maximiano (1995, p. 75), afirma que “os conhecimentos podem ser adquiridos por leitura, observação, freqüência de uma escola e outros meios semelhantes. Já a aquisição de habilidades, no entanto, exige experiência prática”
Papel do Administrador
O papel do administrador dentro de uma organização varia de acordo com suas habilidades e como elas serão utilizadas em prol da mesma.
O administrador necessita ter uma visão sistêmica do seu ambiente de trabalho, tanto interno quanto externo.
Ele precisa conhecer os seus colaboradores e ter a habilidade de conduzi-los, formando e liderando equipes de sucesso.
É importante também, que o administrador saiba articular e integrar as diversas áreas da organização, para que saibam a importância do trabalho em conjunto e juntas ofereçam a empresa resultados satisfatórias.
Em relação ao ambiente externo, a administrador precisa estar conectado com os acontecimentos recentes, entre eles o conceito de globalização e internacionalização, saber a importância da responsabilidade social, justiça e ética, além de estar em constante aperfeiçoamento profissional (CHIAVENATO, 2006).
O autor ainda afirma que o administrador é responsável por “efetuar diagnósticos de situações, define estratégias, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, utiliza tecnologias, aplica competências, resolve problemas, gera inovação e competitividade.” (CHIAVENATO, 2006, p. 3).
Isso demonstra que o administrador não vai ser avaliado apenas pelo seu conhecimento, ele precisar mostrar habilidades para por em prática no dia a dia do seu trabalho como um profissional deve agir no ambiente cercado de incertezas. Demonstrando assim, suas competências, e utilizando-as de modo favorável para a organização.
Competências do Administrador
Como exemplo de competências do administrador vou utilizar as descritas na resolução de nº 4, de 13 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Educação, que descreve quais competências e habilidades básicas que são necessárias para o ingresso do administrador no mercado de trabalho.
O administrador deve ter a competência e habilidades de:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Manifestar a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
- Apresentar a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Funções do Administrador
As funções do administrador estão relacionadas as quatros funções básicas da administração que são: planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar.
a) Planejar:
O planejamento envolve o ato de planejar, que consiste em, estudar antecipamento o cenário de uma ação, atividade ou organização, assim como.
A definição de objetivos a serem atingidos, identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.
Funciona como uma técnica de identificar um alvo específico (objetivo), com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.
b) Organizar:
A organização é uma função complementar ao planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos e metas planejados, deve-se preparar uma estrutura de modo a tornar possível esse desejo.
A organizar refere-se a identificar, organizar e agrupar as atividades necessárias para se atingir os objetivos pretendidos.
O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos materiais, tecnológicos e administrativos.
C) Dirigir:
Dirigir está relacionado a condução, coordenação e a liderança de pessoas na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo proposto no planejamento.
A direção relaciona-se diretamente com a maneira pela qual o objetivo deve ser alcançado através das atividades que devem ser realizadas.
Por ela, se conduz, coordena e lidera as pessoas para execução das atividades planejadas e organizadas.
Dirigir é indicar o caminho a ser seguido e liderar os subordinados nessa direção.
d) Controlar:
Controlar refere-se ao ato de analisar o trabalho que esta sendo desenvolvido, comparando o que foi feito ou está sendo feito, com o que deveria ser feito ou alcançado, com o objetivo de apontar desvios em relação ao planejado, e propor alternativas para superar as dificuldades encontradas .
A função de controle está intimamente relacionada e comprometida com o processo administrativo do planejamento, organização e direção.
O controle visa assegurar o cumprimento do que foi planejado e o alcance dos objetivos propostos, garantindo-se que as atividades foram realizadas conforme o que foi planejado e de acordo com as ordens transmitidas.
O que faz o administrador?
As atividades do administrador numa organização varia de acordo com o tipo de organização e sua função propriamente dita.
Ele pode ser responsável por administrar:
- Empresas, organizações ou órgãos públicos;
- Departamentos ou equipes de trabalho;
- Representar pessoas físicas ou jurídicas;
- Recursos materiais, tecnológicos ou humanos;
- Entre outros.
- representar interesses sobre bens de pessoas físicas e jurídicas.
Dentre suas atividades ele é responsável por:
- Planejar e definir metas, propósitos e objetivos para um departamento, equipe ou organização como um todo;
- Organizar ou seja, definir o que deve ser feito, porque deve ser feito, como deve ser feito, por quem deve ser feito, a quem a pessoa deve se reportar e o que é preciso para realizar a tarefa;
- Liderar através da capacidade influenciar as pessoas para trabalhem juntas, num objetivo comum, de forma que os objetivos planejados sejam alcançados;
- Controlar por meio de acompanhamento das atividades, a fim de garantir a execução do planejamento e a correção de possíveis desvios, de forma que se atinja o objetivo planejado.
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Sérgio Marcondes
Dados para citação em trabalhos
MARCONDES, J. S. (09 dezembro de 2019). Administrador: O que é, O que Faz, Qual sua Função e Papel. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/livro-de-ocorrencia-da-seguranca-patrimonial/ – Acessado em (inserir data do acesso).
Referências Bibliográficas
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2005. Disponível em: Acesso em: 15 de Novembro de 2013.
BOUCHIKI, H., KIMBERLY, J. R. O Local de trabalho personalizado. In: CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração – O Essencial em Teoria Geral da Administração. 1º edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier – Campus, 2006.
NASCIMENTO, MARIANA DINIZ LUNA DO e ALVES, MARIELZA BARBOSA – Competências do Administrador: Um Estudo Comparativo Entre a Percepção da Academia e do Mercado. XII SEGet (Simpósio de Excelência em Gestão de Tacnológia)- Associação Educacional Dom Bosco AEDB – Resende R.J.2015
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8 Comentários
Olá Pauina Laurina!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
bom dia.
Dizer que o artigo foi muito útil pra mim
Olá Jose Ailton!
Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil para você.
Forte abraço e sucesso.
Bom dia
Parabéns muito bom, estou concluindo Administração e sua contribuição foi de extrema importância. Vlw.
Pqueno Kellny!
Obrigado pelo seu comentário.
Fico feliz em saber que os artigo contribui para o aprimoramento do seu conhecimento.
Forte braço e sucesso.
Muito obrigado!
O conteúdo me fortaleceu bastante…
Saio daqui, sábio.
Olá O’ NEILL!
Grato pela sua contribuição, com certeza enriqueceu o conteúdo do artigo.
Concordo totalmente com suas palavras.
Forte abraço e sucesso.
Acredito que hoje em dia o aperfeiçoamento profissional do Administrador passe também por conhecer a área de gerenciamento de projetos. Concluí o MBA nessa área e pude perceber o quanto de informação agregou ao que eu já conhecia da graduação em administração. Tenho certeza que mesmo que o administrador não tenha expectativa de ingressar na área de gerenciamento de projetos, ele deve conhecer a fundo o que ela oferece e desta forma, abrir um novo campo de conhecimento para a execução das tarefas administrativas.